Open Journal Systems

ABORDAGEM FITOQUÍMICA E DAS ATIVIDADES BIOLÓGICAS DA ESPÉCIE VEGETAL Solidago microglossa D.C

F. S. F. Smolarek, P. M. P. Cansian, F. C. Mercali, J. L. S. Carvalho, J. F. G. Dias, O. G. Miguel

Resumo


 

Desde o ano de 2006, o governo federal tem desenvolvido projetos para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento do setor de plantas medicinais e fitoterápicos. Entre eles, a Portaria Ministerial MS/GM n971,  de 03 de maio de 2006, que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) e o Decreto no 5.813, de 22 de junho de 2006, que aprova a Política nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) e dá outras providências. Essas políticas preconizam o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento com relação ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos, priorizando a biodiversidade do país (CARVALHO, A. C B,2008). Além disso, estimulam a adoção da Fitoterapia nos programas de saúde pública, com a inclusão de alguns fitoterápicos na relação nacional de medicamentos (RENAME). 

Em fevereiro de 2009, o governo lança mais uma estratégia, com a publicação de uma lista constituídas de 71 espécies vegetais nativas com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse ao SUS, a RENISUS. As plantas medicinais presentes na lista supracitada, já são utilizadas pela população pelo conhecimento popular e/ou tradicional, entretanto, para algumas ainda são necessários estudos científicos comprovando sua segurança e eficácia.  A divulgação desta lista tem, portanto, a finalidade de orientar estudos e pesquisas científicas, de subsidiar o desenvolvimento e a inovação na área de plantas medicinais e fitoterápicos.

Entre as plantas medicinais integrantes da RENISUS, destacamos a espécie Solidago microglossa D.C, a qual é uma planta nativa da parte meridional da América do Sul, incluindo o sul e sudeste brasileiro. Popularmente é conhecida como arnica, arnica brasileira, erva-lanceta, arnica silvestre, espiga de ouro, lanceta, macela miúda, marcela miúda, rabo de rojão, sapé macho. E possui como sinonímio botânico Solidago chilensis Meyen, Solidago marginella DC; Solidago nitidula Martius; Solidago odora Hook ET Arn; Solidago polyglossa DC; Solidago vulneraria Martius , Solidago linearifolia DC (OLIVEIRA, AKISUE, AKISUE, 1991; LORENZI, MATOS,2000).

Este artigo tem como finalidade apresentar uma revisão sobre os estudos científicos já realizados com a espécie vegetal Solidago microglossa D.C.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v10i1.21322