AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA NO CAMPUS III (JARDIM BOTÂNICO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CURITIBA, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14650Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade bacteriológica da água, destinada ao consumo humano, dos Setores de Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Agrárias (Sede Botânico), fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), e pelo único poço artesiano. A técnica utilizada foi a de fermentação de tubos múltiplos que determina o número mais provável (NMP) de bactérias coliformes em 100 mL de água. Os resultados obtidos para todos os pontos de coleta de água não registraram a presença de bactérias coliformes totais e termotolerantes em 100 mL de água analisada. Concluiu-se que sob o ponto de vista bacteriológico, esta água é adequada para o consumo humano, de acordo com a Portaria 518 de 25 de Março de 2004 do Ministério da Saúde. As análises foram realizadas no laboratório de Saúde Pública e Saúde Ambiental do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
