AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA NO CAMPUS III (JARDIM BOTÂNICO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CURITIBA, BRASIL.

Autores

  • Roberta Dotta SCHAZMANN UFPR
  • Fabiana MENONCIN UFPR
  • Eliane Rose Serpe ELPO UFPR
  • Eliane Carneiro GOMES UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14650

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade bacteriológica da água, destinada ao consumo humano, dos Setores de Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Agrárias (Sede Botânico), fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), e pelo único poço artesiano. A técnica utilizada foi a de fermentação de tubos múltiplos que determina o número mais provável (NMP) de bactérias coliformes em 100 mL de água. Os resultados obtidos para todos os pontos de coleta de água não registraram a presença de bactérias coliformes totais e termotolerantes em 100 mL de água analisada. Concluiu-se que sob o ponto de vista bacteriológico, esta água é adequada para o consumo humano, de acordo com a Portaria 518 de 25 de Março de 2004 do Ministério da Saúde. As análises foram realizadas no laboratório de Saúde Pública e Saúde Ambiental do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Como Citar

SCHAZMANN, R. D., MENONCIN, F., ELPO, E. R. S., & GOMES, E. C. (2008). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA NO CAMPUS III (JARDIM BOTÂNICO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CURITIBA, BRASIL. Visão Acadêmica, 9(2). https://doi.org/10.5380/acd.v9i2.14650

Edição

Seção

Artigos