PERFIL NUTRICIONAL DO CONSUMIDOR DE BARRAS DE CEREAIS
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade descrever o perfil nutricional dos consumidores de barras de cereais em função do nível de atividade física praticada e as diversas intenções de consumo. Foram 232 entrevistados, sendo 148 consumidores de barras de cereais. Os resultados da análise indicam que a maioria dos consumidores demonstra interesse pelo sabor e textura do produto, sendo esses os principais motivos na escolha para o consumo. A maioria dos consumidores tem idade inferior a 44 anos e são do sexo feminino. Por ser um produto com preço relativamente alto, tem um consumo maior pela população com nível de renda alto. Ao analisar os indivíduos de acordo com o comportamento e hábitos alimentares, verifica-se que o grupo de pessoas eutróficas consome as barras como uma opção de lanche, o que demonstra ser um comportamento alimentar padrão. Já o grupo composto pelos indivíduos levemente desnutridos, observa-se um consumo para disfarçar a fome e por ser uma opção mais saudável, podendo ser um indício de transtorno alimentar. O grupo de pré-obesos apresenta um consumo parecido com o grupo citado anteriormente, isto é, consomem para disfarçar a fome, o que demonstra uma preocupação com a alimentação. Na análise realizada, percebe-se que o grupo de indivíduos com obesidade grau I, tem uma tendência de consumo diferente dos demais grupos analisados, onde o consumo é devido a regimes e dietas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/acd.v9i1.14638