EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E O DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU EM DESUSO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v26i4.101494Resumo
Este relato descreve a trajetória do projeto ao longo de dez anos, com destaque para as ações educativas sobre o Descarte Correto de Medicamentos Vencidos ou em Desuso. Trata-se de metodologia descritiva, de abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, com coleta de dados baseada em relatórios e documentos da coordenadora do projeto. As atividades desenvolvidas pelos extensionistas englobam: palestra informativa, jogo pedagógico e simulações práticas de descarte correto com estudantes do ensino fundamental. Além das ações presenciais, o projeto emprega plataformas digitais e redes sociais, como blog, Facebook®, Instagram® e Acervo Digital da UFPR, para divulgação de conteúdos educativos. Os resultados indicam que o projeto contribui para a consolidação dos conteúdos acadêmicos, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pesquisa pelos extensionistas e a promoção de mudanças de atitudes na comunidade em relação à saúde ambiental e sustentabilidade. Ademais, o projeto integra-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A proposta de Projeto de Extensão impacta significativamente na formação de sujeitos críticos, conscientes e socialmente responsáveis, fortalecendo o papel da universidade na promoção da cidadania e da educação ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
