EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E O DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU EM DESUSO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v26i4.101494

Resumo

Este relato descreve a trajetória do projeto ao longo de dez anos, com destaque para as ações educativas sobre o Descarte Correto de Medicamentos Vencidos ou em Desuso. Trata-se de metodologia descritiva, de abordagem qualitativa, na modalidade relato de experiência, com coleta de dados baseada em relatórios e documentos da coordenadora do projeto. As atividades desenvolvidas pelos extensionistas englobam: palestra informativa, jogo pedagógico e simulações práticas de descarte correto com estudantes do ensino fundamental. Além das ações presenciais, o projeto emprega plataformas digitais e redes sociais, como blog, Facebook®, Instagram® e Acervo Digital da UFPR, para divulgação de conteúdos educativos. Os resultados indicam que o projeto contribui para a consolidação dos conteúdos acadêmicos, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pesquisa pelos extensionistas e a promoção de mudanças de atitudes na comunidade em relação à saúde ambiental e sustentabilidade. Ademais, o projeto integra-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A proposta de Projeto de Extensão impacta significativamente na formação de sujeitos críticos, conscientes e socialmente responsáveis, fortalecendo o papel da universidade na promoção da cidadania e da educação ambiental.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Albino Baltazar, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná e Integrante do Projeto de Extensão Educação em Saúde Ambiental 2a edição.

Eduardo Betto, Universidade Federal do Paraná

Acadêmico do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná e Integrante do Projeto de Extensão Educação em Saúde Ambiental 2a edição

Laura Maria Vilela da Cunha, Universidade Federal do Paraná

Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná e Integrante do Projeto de Extensão Educação em Saúde Ambiental 2a edição

Cristiane da Silva Paula de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná.

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Farmacologia, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em Vigilância Sanitária, Especialização em Gestão Socioambiental e Saúde e Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná ministrando as disciplinas de Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental e Biossegurança na Medicina. É professora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família ministrando a disciplina de Vigilância Sanitária e Ambiental e da Especialização em Medicina do Trabalho.

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Publicado

25-11-2025

Como Citar

Baltazar, A. B. A., Betto, E., da Cunha, L. M. V., & de Oliveira, C. da S. P. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL E O DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS VENCIDOS OU EM DESUSO NO CONTEXTO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Visão Acadêmica, 26(4). https://doi.org/10.5380/acd.v26i4.101494

Edição

Seção

Artigos