PERCEPÇÃO DOS SINIFICADOS DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PARA PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS E SEUS CUIDADORES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v26i4.101036Resumo
Introdução - Cuidados paliativos visam à melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças ameaçadoras à vida por meio de uma abordagem multidisciplinar e integral. A alimentação, nesse contexto, vai além da nutrição, envolvendo aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais. Objetivo – Compreender a percepção e os significados da alimentação e nutrição para pacientes em cuidados paliativos bem como seus familiares e/ou cuidadores. Métodos - Revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados PubMed, LILACS, Scielo, BJD, IBIMA e através de buscas de maneira intencional em periódicos científicos, selecionando artigos entre os anos de 2000 e 2024 nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados – A amostra final incluiu oito artigos, majoritariamente publicados por autores do Brasil, Singapura e Portugal, com destaque para os anos de 2014, 2022 e 2023. As fontes de dados incluíram PubMed, LILACS, BJD, IBIMA e buscas intencionais. Conclusões - A alimentação em cuidados paliativos transcende a função de nutrir, assumindo significados afetivos, sociais e culturais, representando conforto e autonomia para pacientes e cuidadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
