A Gastronomia brasileira na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014: uma breve análise

Autores

  • Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba (UFSCAR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37139

Palavras-chave:

Gastronomia, Megaeventos, Copa do Mundo 2014, Brasil.

Resumo

Este artigo constitui, a partir de revisões bibliográficas e pesquisa documental, uma breve reflexão sobre o potencial uso do patrimônio gastronômico brasileiro no contexto da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014. Neste sentido, foram considerados não apenas o patrimônio gastronômico existente, mas também as ações voltadas para a qualificação da área e sua divulgação como atrativo turístico - com destaque para a publicação ‘Aroma, cores & sabores do Brasil’ (Ministério da Cultura, 2014). Verifica-se que poucas ações específicas foram realizadas e, às vésperas da realização do megaevento há poucos dados disponíveis, o que não permite uma avaliação acurada dos efeitos das ações realizadas.

Biografia do Autor

Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba (UFSCAR)

Graduação em Turismo (Bacharelado), Especialização em Planejamento e Gestão do Turismo, Mestrado em Sociologia e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atividade profissional: Professora na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba (UFSCAR).

Downloads

Publicado

31-01-2014

Como Citar

Gimenes-Minasse, M. H. S. G. (2014). A Gastronomia brasileira na Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2014: uma breve análise. Turismo E Sociedade, 7(1). https://doi.org/10.5380/tes.v7i1.37139

Edição

Seção

Artigos