Open Journal Systems

CONSIDERAçõES ACERCA DO ATUAL CONTEXTO SÓCIOECONÔMICO E EDUCACIONAL DO BRASIL E SUA REPERCUSSãO NO PENSAMENTO DE CONSERVAçãO AMBIENTAL

Isonel Sandino Meneguzzo

Resumo


Este texto apresenta uma breve discussão a respeito dosproblemas socioeconômicos e educacionais do Brasil, fundamentadonuma visão econômica. Discute-se o papel do modode produção capitalista, a questão das elites, bem como oatual contexto da globalização em que a nação brasileira estáinserida, relacionando-os aos problemas socioeconômicose educacionais do país e ao pensamento de conservaçãoambiental. A subordinação à economia internacional impelidaem diversos momentos da história do Brasil por interesses relacionadosàs classes nacionais e internacionais dominantes écertamente uma das responsáveis pelos problemas de carátersocioeconômico e, conseqüentemente, ambientais que sãovistos atualmente. Os preceitos éticos devem estar presentesna esfera política, econômica, educacional e ambiental, poissem estes, de pouco valem os esforços realizados no que serefere à conservação ambiental. A visão antropocêntrica deveriaser substituída por uma visão biocêntrica, fundamentadaem aspectos ecológicos, que possuem vital importância paraa manutenção do equilíbrio ambiental e, conseqüentemente,base para a sustentação da vida com padrões mínimos dequalidade para os seres humanos.

Palavras-chave


Brasil; socioeconomia; questão ambiental; Brazil; social-economy; environmental question

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1989.

ARAúJO, L. A. Perícia ambiental em ações civis públicas. In:CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. Avaliação e perícia ambiental.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 173-215.

BERTOLETTI, E. C. A memória da comunicação impressa brasileira e o exercício da cidadania. In: OLIVEIRA, M. J. C. Comunicação pública. Campinas: Alínea, 2004. p. 81-96.

BUARQUE, C. A desordem do progresso: o fim da era dos economistas e a construção do futuro. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

CALLONI, H. A educação e seus impasses: um olhar a partir da noção de pós-modernidade. In: LAMPERT, E. Pós-modernidade e conhecimento:educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005. p. 49-75.

CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1997.

CASSETI, V. Ambiente e apropriação do relevo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1995.

COSTA LIMA, G. F. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: BIANCHINI BAETA, A. M. et al.Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 109-143.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GONçALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2002.

GUIMARãES, M. Sustentabilidade e educação ambiental In: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental:diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 81-105.

HAMMES, V. S. Proposta metodológica de macroeducação. São Paulo: Globo, 2004.

HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

JAGUARIBE, H. Atual problema do desenvolvimento brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 21, n. 60, p. 5-13, fev. 2006.

LAMPERT, E. Pós-modernidade e educação. In: LAMPERT, E. Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005. p. 11-48.

LINHARES, M. Y.; TEIXEIRA DA SILVA, F. C. Terra prometida: uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

MANUCCI, M. Sociedade sustentável. In: HAMMES, V. S. Proposta metodológica de macroeducação. 2. ed. São Paulo: Globo Embrapa, 2004. p. 25-28.

MORIN, E. Complexidade e ética da solidariedade. In:CASTRO, G.; CARVALHO, E. A.; ALMEIDA, M. C. Ensaios de Complexidade. Sulina: Porto Alegre, 1997. p. 15-24.

PENNA, C. G. O estado do planeta: sociedade de consumo e degradação ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1999.

PRADO JúNIOR, C. História econômica do Brasil. 35. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SANTOS, M. Do meio natural ao meio técnico-científico-informacional. In:_____. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996a. p. 186-207.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 12. ed. São Paulo: Record, 2005b.

SANTOS, R. F. Planejamento ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SOFFIATI, A. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: BIANCHINI BAETA, A. M. et al.Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 23-68.

VARGAS, P. R. O insustentável discurso da sustentabilidade. In: BECKER, D. M. Desenvolvimento sustentável: necessidade ou possibilidade. 4. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p. 212-240.

VESENTINI, J. W. Geografia, natureza e sociedade. São Paulo: Contexto, 1989.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v13i0.6645