Open Journal Systems

JÚLIO DE CASTILHOS/RS: A CADEIA PRODUTIVA DA SOJA COMO AGENTE REORGANIZADOR DO SEU ESPAÇO AGRÁRIO

Monica CARGNIN, Meri Lourdes BEZZI

Resumo


A organização espacial de Júlio de Castilhos/RS, desde sua gênese, está atrelada à distribuição de terras, através de sesmarias. Este fato foi responsável por sua estrutura econômica. Nessa perspectiva, a pesquisa centra-se na abordagem do espaço agropecuário de Júlio de Castilhos frente a novos atores econômicos. Como objetivo primordial o trabalho visa compreender a dinâmica socioeconômica a partir da introdução da cadeia
produtiva da soja. Para a análise dos resultados, combinaram-se técnicas de coleta de dados qualitativos e quantitativos de fontes primárias e secundárias. Como consideração final destaca-se que a pecuária está cedendo áreas via processo de despecuarização espacial para a lavoura da soja, sendo responsável por novos arranjos produtivos no município.

Palavras-chave


espaço agrário; lavoura empresarial da soja; organização do espaço; modernização da agricultura

Texto completo:

PDF

Referências


BELLINASO, Luciana. Análise de mercado Complexo da soja.2002, 43f. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica Empresarial) –Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2002.B

EZZI, Meri Lourdes. São Borja -Transformações no Espaço Agropecuário: O Processo de Despecuarização. 1985. 222f. Dissertação (Mestrado em Organização do Espaço) -Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1985.

BENETTI, Maria Domingues. Reestruturação do agronegócio no Brasil e no Rio Grande do Sul nos anos 90: Concentração, centralização e desnacionalização do capital. In: Secretaria da Coordenação e do Planejamento. Economia gaúcha e reestruturação nosanos 90. Porto Alegre: FEE, 2000.

BOMBARDIERI, Gilberto. A Nova “Revolução Verde” da agricultura –implicações político-sociais e ambientais no cultivo de plantas geneticamente modificadas.2000. 108f. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2000.

BRUM, Jacob Argemiro. Modernização da agricultura: trigo e soja.Ijuí: Vozes, 1988.

CARRION JÚNIOR, Francisco M. RS:Política Econômica e Alternativas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1981.

CONCEIÇÃO, Otavio Augusto Camargo. A Expansão da Soja no Rio Grande do Sul (1950 –75).Porto Alegre: FEE, 1984.

EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO AGROPECUÁRIO -CLIMA TEMPERADO. Indicações técnicas para a cultura da soja no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina 2006/2007.Pelotas: EMBRAPA Clima Temperado, 2006, Disponível em: < http://www.cnpso.embrapa.br/index.php> Acesso em: 29 Jan.2008.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. 25 anos de economia gaúcha:A agricultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da FEE, v. 3,1978.

_____. A mecanização da agricultura do Rio Grande do Sul 1920 -75. Porto Alegre: FEE, 1979.

HEIDRICH, Álvaro Luiz. Além do latifúndio: Geografia do interesse econômico gaúcho. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000.

HESPANHOL, Antônio Nivaldo. Agricultura, desenvolvimento e sustentabilidade. In: MARAFON, Gláucio José; RUA, João; Ribeiro, Miguel Ângelo. Abordagens teórico-metodológicas em geografia agrária.Rio de Janeiro: Ed. da UERJ. 2007, p.179 –198.

MAZZALI, Leonel. O processo recente de reorganização agroindustrial:Do complexo à organização “em rede”. São Paulo: Ed. da UNESP, 2000. (Coleção Prismas/PROPP).

PESAVENTO, Sandra Jatahy. RS:A economia & poder nos anos 30. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980. (Série Documenta, 7).




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v21i0.21230