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As interações em sala de aula nos terceiros anos do ensino fundamental

Vera Lucia Trevisan Souza, Ana Flávia Silva Luz

Resumo


A pesquisa ora relatada teve por objetivo investigar as relações entre os alunos e entre os alunos e professoras de classes do 3º ano do ensino fundamental, buscando identificar que tipos de interação favorecem ou não a convivência na escola. A demanda por compreender as interações em sala de aula surge da queixa das professoras de que, já no 3º ano, os alunos pareciam se desinteressar pelos conhecimentos formais, preferindo envolver-se em conversas ou brincadeiras, ainda que investissem em estratégias para chamar-lhes a atenção. Assumindo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que concebe o meio como fonte de desenvolvimento e as interações como produzidas no e pelo social, desenvolvemos uma pesquisaintervenção como forma de aproximação do fenômeno investigado. Ao todo, foram realizados 18 encontros com cada turma, todos registrados em diários de campo e alguns gravados em áudio. Constatamos, como resultado que as interações mediadas pelas tentativas de controle do comportamento das crianças pelas professoras não favoreciam sua participação nas atividades propostas, mas, ao contrário, produziam atitudes que visavam transgredir a regra. De outro lado, quando os alunos percebiam a implicação da pesquisadora e professoras em envolvê-los, atendendo-os, por exemplo, em seus interesses de gênero de histórias e prática de contação, aumentava a participação e o envolvimento com as atividades.


Palavras-chave


Interações, Ensino Fundamental e Vigotski.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v21i2.35799