Revista Eletrônica de Ciência Política

A Revista Eletrônica de Ciência Política, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é editada pelos discentes do Programa e destinada a mestrandos e doutorandos da área. ISSN 2236-451X

Indexada: 

 

A RECP tem qualis B5 na área de Ciência Política e Relações Internacionais e qualis B3 na área de Sociologia.


ATENÇÃO
Alguns usuários relatam instabilidade, ocasional, do sistema de submissões online. Caso encontre algum problema ou tenha alguma dúvida, por favor, não hesite!, entre em contato com: revistacienciapolitica@gmail.com

Visite nossa página no Facebook 


Imagem para capa da revista

EDITORES/AS-EXECUTIVOS/AS
Bruana Lara Ribeiro
Filipe Philipps de Castilho
Gabriel Bento Leite Ferreira
Gabryela Gabriel
Paula de Oliveira Portela
Pedro Henrique C. de A. Beff de Araujo
Nilton Sainz

DIAGRAMADORA
Amanda Sangalli

REVISORAS
Andressa Butture Kniess
Patrícia Sene de Almeida 

SECRETÁRIA EXECUTIVA
Naiara Sandi Almeida Alcantara 

EDITORA-CHEFE
Dayane Muhlbeier Saleh 

CONSELHO EDITORIAL
Dr. Adriano Codato
Dr. Alexsandro Eugenio Pereira
Dr. Bruno Bolognesi
Dra. Edna Miola
Dr. Ednaldo Ribeiro
Dr. Emerson Cervi
Dr. Fabrício Tomio
Dr. Francisco Paulo Jamil Marques
Dr. Gonzalo Adrián Rojas
Dr. Huascar Fialho Pessali
Dr. Leon Victor de Queiroz Barbosa
Dr. Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Dr. Marcus André Melo
Dra. Michele Goulart Massuchin
Dr. Nelson Rosário de Souza
Dr. Paulo Roberto Neves Costa
Dr. Rafael Cardoso Sampaio
Dr. Rachel Meneguello
Dra. Rayza Sarmento
Dra. Renata Schlumberger Schevisbiski
Dr. Renato Perissinotto
Dr. Ricardo Fabrino Mendonça
Dr. Robert Bonifácio
Dr. Rodrigo Rossi Horochovski
Dra. Samira Kauchakje
Dr. Vitor Eduardo Veras de Sandes-Freitas
Dr. Sérgio Braga


ISSN: 2236-451X

Notícias

 

MINORIAS SOCIAIS NA CIÊNCIA POLÍTICA

 

Chamada para publicação na Revista Eletrônica de Ciência Política (Recp) da Universidade Federal do Paraná (PPGCP/UFPR).

Até o dia 30 de setembro, convidamos pesquisadores da área a enviarem artigos para o Dossiê: Minorias Sociais na Ciência Política que irá compor a 2ª edição do v. 12 (2021) da RECP, a ser publicada entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

 

ESCOPO: A construção da Ciência Política, enquanto campo disciplinar e área de atuação, é marcada por enclaves – inscrito nos registros do preconceito e da discriminação – classistas, identitários, raciais, étnicos, sexuais, regionais, geracionais e de gênero. Afirmar isso é reconhecer quais foram os limites ligados à edificação dessa área e, sobretudo, viabilizar mecanismos potenciais atrelados à mitigação desse problemático processo. É diante dessa segundo viabilidade que, de modo parceiro/colaborativo, nós – organizadores e a Revista Eletrônica de Ciência Política – consideramos importante a construção do dossiê denominado “Minorias Sociais na Ciência Política”. Diante disso, esperamos a recepção de trabalhos preocupados em: 1) compreender a trajetória de atores e/ou coletividades minoritárias em meio à Ciência Política e, também, na Sociologia Política, por compreender que este é o ramo da sociologia que reflete sobre o poder, o Estado e o dever político; 2) analisar aspectos da Ciência Política que demarcam a sua constituição, enquanto campo, alheios a pautas, discussões e abordagens amplamente correlacionadas às causas ou grupos minoritários; 3) entender como se deu a construção, na contemporaneidade, de estratégias individuais/coletivas para tornar esse campo mais “aberto” a atores, questões e demandas minoritárias; 4) de forma mais celebrativa, apresentar criticamente atuações, pensamentos, teorias, transformações analíticas e novas abordagens que, partindo de uma perspectiva e/ou decurso minoritário, trouxeram transformações à Ciência Política; 5) refletir sobre os novos estudos dentro da Ciência Política e da Sociologia Política no que tange a ascensão conservadora na contemporaneidade, afinal, é relevante dimensionar e analiticamente tratar dos ataques sofridos por movimentos minoritários - tais como o Movimento Feministas, LGBTQIA+, Movimento Negro - a partir de políticas embasadas em lógicas antifeministas, desfavoráveis à promoção da igualdade racial, aversas ao combate às desigualdades sociais e pautadas na suposta ideologia de gênero.

 

Lembramos que a contribuição deve ser original e inédita em revistas e ao menos um dos autores deve possuir a titulação mínima de mestrando. Para saber mais sobre o processo de submissão, acesse a seção “Diretrizes para autores” em Revista Eletrônica de Ciência Política, no site: www.revistas.ufpr.br

ORGANIZAÇÃO: Camila Galetti (UnB) e Felipe Fontana (UEM).

SECRETÁRIA EXECUTIVA RESPONSÁVEL: Maria Cecilia Eduardo

 

 
Publicado: 2021-08-03 Mais...
 

10 ANOS DESDE A CRIAÇÃO DA RECP

 

Em 2020, a Revista Eletrônica de Ciência Política (RECP) do Programa de PPGCP-UFPR completou 10 anos desde sua criação em 2010. Ao longo dos anos, o periódico solidificou-se como importante meio de divulgação de material científico para a área, mas isso não teria ocorrido se não fossem os alunos que inicialmente pensaram na ideia de criação da revista e, com bastante empenho, tornaram real o que inicialmente era apenas um sonho. 

É sempre um árduo trabalho manter uma revista, mas o contexto político completamente descomprometido com o desenvolvimento da ciência e a divulgação científica, torna tudo ainda mais difícil. Ainda assim, obtivemos sucesso ao longo desses anos e procuramos não esmorecer diante dos desafios. 

Por isso, comemoramos esse histórico homenageando a todos que fizeram parte da revista em algum momento, e especialmente àqueles que estiveram a frente coordenando os trabalhos. 

Fiquem agora com o relato dos alunos que auxiliaram na criação e solidificação da RECP:

https://revistas.ufpr.br/politica/about/history

Ainda durante esse mês de junho, lançaremos a última edicação do volume de 2020: edição comemorativa dos 10 anos da RECP.

 
Publicado: 2021-06-18 Mais...
 
Outras notícias...