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Influência, Intertextualidade e Pós-Modernismo no Concerto Grosso n. 1, de Alfred Schnittke, e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo: Um estudo comparativo

Dimitri Cervo

Resumo


Nesse artigo procuramos elucidar como e em que contextos ocorrem relações intertextuais no processo composicional do Concerto Grosso n. 1 de Alfred Schnittke (1934-1998), e na Série Brasil 2010 n. 6 - Concerto para Violino e Cordas, de Dimitri Cervo (1968-). Para tal fim utilizamos referenciais teóricos e categorias analíticas propostas por estudiosos do assunto como Bloom ([1973] 2002), Hatten (1985), Straus (1990), Korsyn (1991) e Klein (2005). Através de análise musical, realizamos um estudo comparativo das obras em questão, e também investigamos essas obras a luz do conceito de pós-modernismo em música, através de referenciais teóricos propostos por Kramer (1995, 2002), e Tillman (2002).


Palavras-chave


Intertextualidade; Pós-Modernismo; Alfred Schnittke

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/mp.v8i1.41039