Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos

Teaching History in context of Social Sciences: fundamental principles

Resumos

A partir da discussão sobre a natureza e as relações entre as Ciências Sociais e a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina, destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes; aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da causalidade e a iniciação na explicação histórica.

Didática das Ciências Sociais; Ensino de História; Educação Histórica; Epistemologia do Ensino de História


Starting from the discussion about the nature of Social Sciences and its relationships with Education, this work defends that it is indispensable that the education offers a didacticism of Social Sciences that considers the nature of this type of knowledge, so those can be disciplines that form and introduce the students in a learning plan that makes them discover the rationality of the social analysis, with the whole formative load that it has. In that sense, it is fundamental that it is not diluted in the Social Sciences, but that it be configured in the school curriculum in a coherent way with the social science that produced this knowledge. Taking as object the History, here are presented the purposes and objectives of that discipline, highlighting its formative potentialities. History teaching is discussed recollecting that, besides the hermeutics difficulties that are inherent to every process of transmission of knowledge, the History gathers characteristics that transform it in a learning field with special difficulties. It is indicated the need of teaching History using the historian's instruments, deriving of there the methods and work techniques, that point for activities that should be present in the whole didactic process, summarized in the following points: to learn to formulate hypotheses; to learn to classify historical sources; to learn to analyze sources; to learn to analyze the credibility of the sources; and, last, the learning of the causality and the initiation in the historical explanation.

Didacticism of the Social Sciences; Teaching of History; Historical Education; Epistemology of History Teaching


Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos* * Texto traduzido do original "Enseñar Historia en el contexto de las Ciencias Sociales: princípios básicos" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia. 1 Extraído de PRATS, Joaquín. El estudio de la Historia local como opción didáctica. ¿Destruir o explicar historia? IBER Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia. n. 8, abr. 1996.

Teaching History in context of Social Sciences: fundamental principles

Joaquín Prats

Professor da Universidad de Barcelona. Email: jprats@ub.edu

RESUMO

A partir da discussão sobre a natureza e as relações entre as Ciências Sociais e a Educação, defende-se o ponto de vista de que para que as Ciências Sociais sejam disciplinas formativas e introduzam os alunos em um plano de aprendizagem que os faça descobrir a racionalidade da análise social, com toda a carga formativa que ela tem, é imprescindível que a educação ofereça uma didática dessas disciplinas que considere a natureza desse tipo de conhecimento. Nesse sentido, é indispensável que este conhecimento não seja diluído no que se denomina de Ciências Sociais, mas que se apresente configurado escolarmemente de maneira coerente com a ciência social que o produziu. Tomando como objeto a História, apresentam-se as finalidades e objetivos dessa disciplina, destacando suas potencialidades formativas. Problematiza-se seu ensino relembrando que além das dificuldades hermenêuticas que são inerentes a todo processo de transmissão de conhecimentos, seja qual for a sua natureza, a História reúne características que a transformam em um campo de aprendizagem com dificuldades especiais. Indica-se a necessidade de ensinar a História utilizando os instrumentos do historiador, derivando daí os métodos e técnicas de trabalho, que apontam para atividades que devem estar presentes em todo o processo didático, resumidas nos seguintes pontos: aprender a formular hipóteses; aprender a classificar fontes históricas; aprender a analisar fontes; aprender a analisar a credibilidade das fontes; e, por último, a aprendizagem da causalidade e a iniciação na explicação histórica.

Palavras-chave: Didática das Ciências Sociais; Ensino de História; Educação Histórica; Epistemologia do Ensino de História.

ABSTRACT

Starting from the discussion about the nature of Social Sciences and its relationships with Education, this work defends that it is indispensable that the education offers a didacticism of Social Sciences that considers the nature of this type of knowledge, so those can be disciplines that form and introduce the students in a learning plan that makes them discover the rationality of the social analysis, with the whole formative load that it has. In that sense, it is fundamental that it is not diluted in the Social Sciences, but that it be configured in the school curriculum in a coherent way with the social science that produced this knowledge. Taking as object the History, here are presented the purposes and objectives of that discipline, highlighting its formative potentialities. History teaching is discussed recollecting that, besides the hermeutics difficulties that are inherent to every process of transmission of knowledge, the History gathers characteristics that transform it in a learning field with special difficulties. It is indicated the need of teaching History using the historian's instruments, deriving of there the methods and work techniques, that point for activities that should be present in the whole didactic process, summarized in the following points: to learn to formulate hypotheses; to learn to classify historical sources; to learn to analyze sources; to learn to analyze the credibility of the sources; and, last, the learning of the causality and the initiation in the historical explanation.

Key-words: Didacticism of the Social Sciences; Teaching of History; Historical Education; Epistemology of History Teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

  • CARRETERO, M.; POZO, J. I.; ASENSIO, M. (Comps.). La enseñanza de las ciencias sociales. Madrid: Visor, 1989.
  • GARCIA, M. C. et al. Taller de historia. Proyecto curricular de Ciencias Sociales. Madrid: Torre, Proyecto didáctico Quirón, 1990. Grupo 13-16 (20 fascículos).
  • PRATS, J.; SANTACANA, J. Ciencias Sociales. In: ENCICLOPEDIA GENERAL DE LA EDUCACIÓN. Barcelona: Océano Grupo Editorial, 1998. v. 3.
  • ______. La enseñanza de la historia y el debate de las humanidades. In: autor. Educación en ciencias sociales. Buenos Aires: UNSAM. 2002. v. 2. n. 5.
  • ______. Enseñar historia: notas para una didáctica renovadora. Mérida: Junta de Extremadura, 2001.
  • *
    Texto traduzido do original "Enseñar Historia en el contexto de las Ciencias Sociales: princípios básicos" por Elizabeth Moreira dos Santos Schmidt, Luciana Braga Garcia, Maria Auxiliadora Schmidt e Tânia Braga Garcia.
    1 Extraído de PRATS, Joaquín. El estudio de la Historia local como opción didáctica. ¿Destruir o explicar historia? IBER Didáctica de las Ciencias Sociales, Geografía e Historia. n. 8, abr. 1996.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Set 2014
    • Data do Fascículo
      2006

    Histórico

    • Recebido
      16 Fev 2005
    • Aceito
      17 Nov 2005
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: educar@ufpr.br