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Licenciatura em pedagogia: séries iniciais do ensino fundamental na modalidade de educação a distância: a construção histórica possível na UFPR

The distance education undergraduation course teaching licence in pedagogy: initial levels of primary education: a possible historical construction at Federal University of Parana, Brazil

Resumos

O presente artigo pretende evidenciar o processo de implantação do primeiro curso de graduação na modalidade de educação a distância da Universidade Federal do Paraná. Considerou os aspectos históricos, políticos e pedagógicos de seu processo de implantação, procurando retratar a concepção do projeto político pedagógico construído até o presente momento.

educação; educação a distância e pedagogia a distância


The present article intends to analise the first undergraduate course at the Federal University of Parana, Brazil. It has considered the historical, political, and pedagogic aspects of its implantation process, aiming at portraiting the conceptual framework within its pedagogical project developed up to the end of 2002.

education; distance education; distance pedagogy


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Licenciatura em pedagogia - séries iniciais do ensino fundamental na modalidade de educação a distância: a construção histórica possível na UFPR

The distance education undergraduation course teaching licence in pedagogy - initial levels of primary education: a possible historical construction at Federal University of Parana, Brazil

Ricardo Antunes de Sá

Mestre em Educação, Professor do Setor de Educação. Ex-Coordenador e Professor do Curso de Pedagogia - Séries Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação a Distância (1999-2002). Membro fundador do NEAD (Núcleo de Educação a Distância) desde sua criação em 10/02/99. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas - SP. E-mail: ricadesa@uol.com.br

RESUMO

O presente artigo pretende evidenciar o processo de implantação do primeiro curso de graduação na modalidade de educação a distância da Universidade Federal do Paraná. Considerou os aspectos históricos, políticos e pedagógicos de seu processo de implantação, procurando retratar a concepção do projeto político pedagógico construído até o presente momento.

Palavras-chave: educação, educação a distância e pedagogia a distância.

ABSTRACT

The present article intends to analise the first undergraduate course at the Federal University of Parana, Brazil. It has considered the historical, political, and pedagogic aspects of its implantation process, aiming at portraiting the conceptual framework within its pedagogical project developed up to the end of 2002.

Key-words: education, distance education, distance pedagogy.

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Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

1 Atualmente (fevereiro/2003) ocupam a função de Diretor (a) Acadêmico (a) os (as) seguintes professores (as): prof.ª Fátima Said - Centro Associado de Taquara, prof. José Vicente Miranda - Centro Associado de Apucarana, prof. Carlos Ávila - Centro Associado de Maringá, prof.ª Sandra Monteiro - Centro Associado de Pato Branco e prof.ª Eliane Précoma o Centro Associado de Planalmira.

2 O autor aprofunda essas questões levantadas no parágrafo (SA, 2003). Discurso proferido na 8.ª Reunião do Colegiado de Curso no dia 31/01/03.

3 Neste momento (fevereiro de 2003), todas as turmas com entrada em 2000 já vivenciaram os estudos desenvolvidos pelos Seminários Temáticos I, os quais foram concebidos a partir do tema gerador: Escola e Família (MIRANDA, ROSÁRIO WU e PEREIRA, 2001).

4 C.H.P.: Carga Horária Presencial

5 O Colegiado de Curso em sua 8.ª Reunião (31/01/03) alterou a composição anterior da Comissão de Avaliação do Curso.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    20 Jan 2003
  • Aceito
    20 Mar 2003
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