Acessibilidade / Reportar erro

Pedagogia: identidade e formação o trabalho pedagógico nos processos educativos não-escolares

Resumos

O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares.

Educação; Pedagogia; Processos Educativos Não-Escolares


This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy's episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned.

Education; Pedagogy; Education Processes Not Formal


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Pedagogia: identidade e formação o trabalho pedagógico nos processos educativos não-escolares

Ricardo Antunes de Sá

Mestre em Educação pela UFPR. Coordenador do Curso de Pedagogia da UFPR na Gestão 97/99 e Professor do Curso de Pedagogia. ricardo@prograd.ufpr.br

RESUMO

O texto procura caracterizar a dimensão pedagógica dos processos educativos não-escolares, a partir da compreeensão teórico-metodológica do trabalho como princípio educativo. Evidencia o papel epistemológico da Pedagogia enquanto ciência aplicada da e para a prática educativa, que estuda as diversas manifestações do fenômeno educativo, inclusive a caracterização da dimensão pedagógica dos espaços educativos não-escolares.

Palavras-chave: Educação, Pedagogia, Processos Educativos Não-Escolares.

ABSTRACT

This study aims at characterizing pedagogical dimension of educational processes that are not formal, by examining work as an educational process from a theoretical perspective. It focuses on Pedagogy's episthemological role as applied science and its contribution to the educational practice studied, within a wide range of educational phenomena, the pedagogic dimension in educational settings which are not schooling patterned.

Key-words: Education, Pedagogy; Education Processes Not Formal.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto apresentado na 22.ª Reunião da AN-PEd/Debate - Pedagogia: identidade e formação, em Caxambú - MG/setembro de 1999.

  • ANFOPE - ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO - Campinas, 1999. Mimeog.
  • ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? 2. ed. São Paulo: Cortez/Editora da UNICAMP, 1995.
  • CONARCFE - COMISSÃO NACIONAL DE REFORMULAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES - I Encontro Nacional - Belo Horizonte, 1983. p. 5, mimeog.
  • FREITAS, L. C. A especificidade da Educação e a formação do Pedagogo Goiânia: Cortez, 1986.
  • ______. Notas sobre a especificidade do Pedagogo e sua responsabilidade no estudo da teoria e prática pedagógicas. Educação de Sociedade, São Paulo, n. 22, p. 12-19, 1985.
  • FERRETTI, C. J. (Org.). Tecnologias, trabalho e Educação Petrópolis: Vozes, 1994.
  • IANNI, O. A sociedade global 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
  • KUENZER, A. et al. Educação e trabalho Salvador: Fator, 1988.
  • ______ et al. A formação dos profissionais da Educação: proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais. Curitiba: Setor de Educação, 1998. Mimeog.
  • LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à Pedagogia ? In: PIMENTA, S. G. et al. (Org.). Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.
  • ______. Pedagogia, pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
  • MATTOSO, J. E. A desordem do trabalho São Paulo: Scritta, 1995.
  • PIMENTA, S. G. O pedagogo na escola pública São Paulo: Loyola, 1988.
  • ______. (Org.) Pedagogia, ciência da Educação? São Paulo: Cortez, 1996.
  • ______. (Org.) Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
  • SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br