O que é uma sociedade disciplinar? Gênese e atualidade de um conceito, a partir de Vigiar e Punir
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.56536Palavras-chave:
sociedade disciplinar, sociedade punitiva, governamentalidade, biopoder, genealogiaResumo
Neste texto, trata-se de compreender a gênese e avaliar a atualidade da noção foucaultiana de “sociedade disciplinar”. Interrogaremos como a noção de “sociedade disciplinar”, central em Vigiar e Punir, se articula à noção de “sociedade punitiva”, elaborada no curso de 1973 no Collège de France. Na sequência, avaliamos como a noção de sociedade disciplinar se articulou a outros regimes de normalização, como aquele considerado por Foucault no nal dos anos 1970 sob o nome de governamentalidade. Finalmente, questionamos particularmente se, com a descoberta da sociedade de normas que acompanha a emergência do biopoder, não existiria uma nova metamorfose do controle social que nos permitiria melhor entender o que somos e em que condições podemos pensar nosso próprio presente e futuro políticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).