Representação e consciência na metapsicologia freudiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v13i3.46324Palavras-chave:
Psicanálise, Freud, metapsicologia, consciência, representação, inconsciente.Resumo
Ao longo do desenvolvimento de sua teoria metapsicológica, Freud formulou diversas hipóteses para explicar como a consciência se relaciona com o restante do psiquismo e quais são suas condições de possibilidade. O problema da relação entre mente e consciência, na teoria freudiana, pode ser expresso como o da relação entre consciência e representação. No entanto, para que o alcance da contribuição freudiana possa ser avaliado, é necessária uma compreensão mais completa de todas as ramificações do problema da relação entre a representação e a experiência consciente. Essa compreensão tem que levar em conta como estas noções são concebidas nos diferentes momentos do desenvolvimento da metapsicologia. Esse artigo se propõe a trazer à luz as várias nuanças desse problema, nas diversas e intrincadas ramificações que ele apresenta como uma contribuição à compreensão da obra freudiana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).