O PAPEL DA VITAMINA D NAS CARDIOPATIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i1.64639Palavras-chave:
deficiência, nutrição, suplementaçãoResumo
A nutrição potencialmente desempenha uma utilidade importante no manejo de pacientes cardiopatas. Mediante os crescentes estudos e interesse que apontam para a relevância da vitamina D no desenvolvimento e como valor preditivo de alterações cardiovasculares, a presente revisão tem por objetivo destacar os conceitos, aplicações e perspectivas quanto ao uso desse composto. A vitamina D classifica-se como um nutriente dietético essencial para cães e há evidências crescentes de que a sua deficiência é uma importante condição para a patogênese das cardiopatias, ademais, está associada ao aumento da morbidade e mortalidade. Portanto, mais estudos devem ser encorajados perante resultados tão atrativos, no intuito de consolidar tais informações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.