EFEITO DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL INANIMADO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CÃES DE CANIL EM ENSAIO METABÓLICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i3.43902Palavras-chave:
Beagle, bolinha, música, ócioResumo
Este estudo teve como objetivo de avaliar o efeito do enriquecimento ambiental inanimado sobre o comportamento de cães de canil alojados em gaiolas de metabolismo. O experimento foi composto por dois períodos de avaliação de 48 horas cada, com observações em intervalos de 10 minutos. Os métodos de enriquecimento testados foram a inclusão de uma bolinha de plástico presa na parte superior da gaiola e o estímulo sonoro por meio de música ambiental no local onde das gaiolas. Foram utilizados oito cães da raça Beagle adultos, sendo quatro machos e quatro fêmeas. O delineamento foi inteiramente casualizado, com oito repetições no teste com música e quatro repetições no teste com a bolinha. No teste com a inclusão da bolinha, os animais não diferiram seu comportamento quanto ao tempo em ócio em pé, ócio sentado, ócio deitado, dormindo e comendo. Porém observou-se que os animais mantidos em gaiola com brinquedo passaram mais tempo se higienizando, que pode significar estado de relaxamento, conforto e cuidado normal com a pelagem. No período com música os animais passaram a maior parte do tempo dormindo e em ócio. As frequências das variáveis comportamentais foram testadas a 5% e 1% de probabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.