Globalização, Cultura e Informação: as adaptações da esfera informacional à lógica de mercado e os conglomerados internacionais de mídia

Autores

  • Rafael Mandagaran Gallo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rv.v1i8/9/10.18471

Palavras-chave:

Globalização, Infonmação, Dominação Cultural, Conglomerados Internacionais de Mídia e Relações Intemacionais

Resumo

A transformação da esfera informacional em mercadoria culminou na possibilidade de dissimulação de fatos, manipulações, dominação cultural, ou simplesmente, divertimento, pois é desvinculada de sua função imanente de "informar". Seu intuito é apenas de "vender". No entanto, tal fenômeno é fruto do atual estágio do capilalismo, o "capitalismo tardio", marcado pelo processo de " transnacionalização" das economias nacionais, através de um processo econômico, a Globalização. Também frutos desse processo são as corporações transnacionais, principais vendedoras da "informação". A malha das relações de poder internacional contém tais conglomerados, assim como contemporaneamente necessitam da mídia para sua manutenção.

Downloads

Como Citar

Mandagaran Gallo, R. (2003). Globalização, Cultura e Informação: as adaptações da esfera informacional à lógica de mercado e os conglomerados internacionais de mídia. Revista Vernáculo, 1(8/9/10). https://doi.org/10.5380/rv.v1i8/9/10.18471

Edição

Seção

Artigos