Globalização, Cultura e Informação: as adaptações da esfera informacional à lógica de mercado e os conglomerados internacionais de mídia
DOI:
https://doi.org/10.5380/rv.v1i8/9/10.18471Palavras-chave:
Globalização, Infonmação, Dominação Cultural, Conglomerados Internacionais de Mídia e Relações IntemacionaisResumo
A transformação da esfera informacional em mercadoria culminou na possibilidade de dissimulação de fatos, manipulações, dominação cultural, ou simplesmente, divertimento, pois é desvinculada de sua função imanente de "informar". Seu intuito é apenas de "vender". No entanto, tal fenômeno é fruto do atual estágio do capilalismo, o "capitalismo tardio", marcado pelo processo de " transnacionalização" das economias nacionais, através de um processo econômico, a Globalização. Também frutos desse processo são as corporações transnacionais, principais vendedoras da "informação". A malha das relações de poder internacional contém tais conglomerados, assim como contemporaneamente necessitam da mídia para sua manutenção.
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