Open Journal Systems

Capital social e confiança: questões de teoria e método

Bruno Pinheiro W. REIS

Resumo



Este artigo empreende uma discussão de natureza teórico-metodológica da problemática levantada por Robert D. Putnam em Making Democracy Work, de 1993. Perseguindo tanto sua estrutura lógica quanto afinidades analíticas com literatura anterior, o trabalho procura enfocar principalmente os significados teóricos e empíricos dos conceitos de "capital social" e "confiança". Conclui pela identificação de uma agenda de pesquisa certamente promissora, mas patentemente "imatura", do ponto de vista tanto da operacionalização empírica da teoria quanto mesmo da especificação analítica precisa do significado de suas categorias centrais.


Abstract


This article initiates a theoretical and methodological discussion on the problems raised in Robert D. Putnam's Making Democracy Work, published in 1993. Looking at its structural logic as well as its analytical affinities with earlier literature, the paper focuses specifically on the theoretical and empirical meanings of the concepts of "social capital" and "confidence". It concludes by identifying a research agenda that, while promising, is also evidently "immature", both from the point of view of the theory's empirical operationalization as well as in relation to a need for more precise analytical specification of the meaning of its central categories.


Résumé


Cet article entame la discussion théorique et méthodologique de la problématique entreprise par Robert D. Putnam dans Making Democracy Work, de 1993. Retraçant sa structure logique et les affinités analytiques avec la littérature antérieure, le travail cherche à souligner les sens théoriques et empiriques des concepts de «capital social» et de «confiance». En guise de conclusion, ce travail identifie la possibilité de recherche certes prometteuse, mais «sans maturité», non seulement du point de vue de la mise en oeuvre empirique de la théorie, mais encore de la spécification analytique du sens de ses catégories centrales.





Texto completo:

PDF