NFT e artes plásticas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rrddis.v2i4.93525Palavras-chave:
NFT, evolução tecnológica, obras imateriais, metaverso.Resumo
O texto explica sinteticamente a evolução tecnológica ligada aos direitos autorais, principalmente o processo de migração das obras físicas para as imateriais. Introduz as tendências de serviços e compartilhamento, e o surgimento dos NFTs, com uma série de inovações jurídicas, principalmente no mundo das artes plásticas. Finalmente formula questões para as próximas etapas.
Referências
Alexander mcqueen kate moss hologram pyramid - Pesquisa Google
Beeple: A Visionary Digital Artist at the Forefront of NFTs | Christie’s (christies.com)
Chinese millionaires create hologram of Afghan Buddha statue destroyed by Taliban | Daily Mail Online
Facebook muda nome para Meta (cnnbrasil.com.br)
https://bitcoin.org/bitcoin.pdf
‘NFT’ is Collins Dictionary’s Word of the Year for 2021, beating out ‘crypto’ and ‘cheugy’ - CNN Style
Os dez avatares de Vishnu (abyoga.org.br)
The Art Basel and UBS Survey of Global Collecting 2022 | UBS Global
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer texto apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na RRDDIS - Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade. A Revista RRDDIS desde a sua primeira publicação, licencia todos os textos sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Os autores que publicam na Revista RRDDIS concordam com os seguintes termos: – os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes.
