“Fez Deos tudo com numero, peso, & medida”: sobre práticas educativas em um tratado que ensina aritmética em Portugal do século XVIII

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.50107

Palabras clave:

História da Educação, Aritmética, Manual, Século XVIII

Resumen

Este texto tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes na obra “Nova escola para aprender a ler, escrever, e contar”, de autoria do luso-brasileiro Manoel de Andrade de Figueiredo (1670-1735), publicada em Lisboa no ano de 1722. Este manual, que circulou pelo Reino de Portugal, apresentava inúmeras prescrições – divididas em tratados – consideradas necessárias ao completo domínio das letras, dos números e da língua portuguesa, bem como uma série de recomendações para a eleição de um bom Mestre. Atribuindo ao Mestre o papel de instruir os meninos discípulos na doutrina cristã e nos bons costumes, o autor recomenda uma série de repreensões, de práticas de controle e fiscalizações, bem como de castigos. Nesse sentido, essa investigação centra-se em identificar as prescrições eleitas por Figueiredo na advertência de outros Mestres de como deveriam ensinar com perfeição e analisar como o autor da obra privilegiou determinados conhecimentos matemáticos, destacando-se as instruções metodológicas utilizadas na construção do número, vistos como necessários para o processo educativo dos sujeitos lusitanos no período setecentista.

“Made God all with number, weight, & measure”: on educational practices in a treatise that teaches Arithmetic in eighteenth-century Portugal. This text aims to analyze, from the perspective of the History of Education (e) Mathematics, educational instructions for numeracy teaching present in the work New school to learn to read, write, and count of Luso-Brazilian authors Manoel de Andrade de Figueiredo (1670-1735), published in Lisbon in 1722. This manual, which circulated through the Kingdom of Portugal, contained several provisions - divided into treated - deemed necessary to complete the field of letters, numbers and Portuguese, as well as a series of recommendations for the election of a good teacher. Assigning the Master the role of instructing the disciples boys in Christian doctrine and morals, the author recommends a number of reprimands, control practices and controls, as well as punishments. In this sense, this research focuses on identifying the requirements elected by Figueiredo in warning other Masters as they should teach to perfection and analyze how the author of favored certain mathematical knowledge, highlighting the methodological instructions used in building number, seen as necessary to the educational process of the Lusitanian subjects in eighteenth-century period. Keywords: History of Education; Arithmetic; Manual; 18th century.

Biografía del autor/a

Fernando Cezar Ripe, Universidade Federal de Pelotas


Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Centro de Estudo e Investigação em História da Educação (CEIHE/UFPel). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011).  Especialista em Educação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2006). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2004). Atualmente é professor de Matemática na Rede Municipal de Educação em Porto Alegre (2011-atual).Temáticas de interesse: Filosofia e História da Educação (e) Matemática, em especial Literatura de Comportamento Social, século XVIII, teorizações foucaultianas, práticas educativas escolares e não-escolares.

Publicado

2017-05-01

Cómo citar

Ripe, F. C. (2017). “Fez Deos tudo com numero, peso, & medida”: sobre práticas educativas em um tratado que ensina aritmética em Portugal do século XVIII. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(2), p. 145–166. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i2.50107

Número

Sección

Fluxo Contínuo