ARBORIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM CALÇADA: COMENTÁRIOS SOBRE O DESLOCAMENTO ENTRE CAMPI DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/revsbau.v6i3.66473Palavras-chave:
Arborização urbana, Acessibilidade, CalçadaResumo
Com o crescimento populacional e a aglomeração nos grandes centros, as cidades tendem a ter, em sua maioria, fluxos confusos e superlotados. Nesse momento, começam as disputas por espaços, ocorrendo com maior frequência quando a cidade não foi planejada. Este trabalho apresenta as condições das calçadas, quanto à arborização, entre Campi da Universidade Federal Fluminense, onde os alunos dos cursos de Engenharia precisam se deslocar do Campus da Praia Vermelha para assistirem aulas do ciclo básico no Campus do Valonguinho. É apresentada a importância da arborização urbana e os benefícios advindos da ocupação vegetal nas cidades, visando a preocupação com o fluxo e acessibilidade dos pedestres nas calçadas das grandes cidades. Apresenta também como compatibilizar pedestre e arborização urbana, a partir do planejamento urbano e de plantio de mudas nas calçadas, da escolha da espécie arbórea e da execução de obras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
