Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RevSbau admite artigos originais (em português, espanhol e inglês) de contribuição científica relacionados à pesquisas aplicadas, métodos, procedimentos técnicos e inovações tecnológicas relacionados à Floresta Urbana, notadamente nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Silvicultura Urbana: produção de mudas destinadas à arborização, avaliação de plantios e influências ambientais, manutenção da arborização, nutrição de árvores urbanas, análise e manejo de risco, técnicas e análise da poda, controle de pragas e doenças de árvores no contexto da arborização, solo urbano e suas modificações, dentre outros.
  2. Ecologia Urbana: diversidade de espécies, infraestrutura urbana, relações entre fauna e flora urbana, contribuição da floresta urbana no manejo dos recursos hídricos, clima e microclima urbano, estudos da ecologia da paisagem urbana, dentre outros.
  3. Percepção Ambiental Urbana: análise das preferências da população em relação a diferentes aspectos da floresta urbana. ATENÇÃO: Os manuscritos enviados para publicação cuja  temática trate de percepção ambiental e envolva entrevistas com a população em geral deverão vir acompanhados da aprovação  do Comitê   de Ética  da instituição responsável pela pesquisa.
  4. Paisagismo e Paisagem Urbana: formas de composição da arborização e dos canteiros das calçadas, contribuição estética das árvores e dos remanescentes florestais, alterações do padrão estético das árvores, paisagismo aplicado em parques e praças, dentre outros.
  5. Planejamento e Gestão Florestal Urbana: inventário florestal urbano, planos diretores da arborização urbana e do sistema de áreas verdes urbanas, gerenciamento ou monitoramento das atividades de plantio e de poda, gerenciamento dos resíduos da arborização, gerenciamento das interações entre forração dos canteiros e as árvores, dentre outros.

Desta forma, a revista tem por objetivo divulgar o desenvolvimento da ciência voltada aos aspectos urbanos da qualidade de vida e das práticas relacionadas que envolvem a interação entre a vegetação, pessoas e estruturas urbanas.

 

Políticas de Seção

Silvicultura Urbana

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ecologia Urbana

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Percepção Ambiental Urbana

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Paisagismo e Paisagem Urbana

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Planejamento e Gestão Florestal Urbana

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Para publicação na RevSbau serão aceitos trabalhos no formato de Artigos Científicos, sendo estes resultados de pesquisa científica inédita.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. Na primeira instância o manuscrito será analisado se está cumprindo com as normas da revista e se o assunto abordado se encaixa em algum dos itens do Escopo da revista. Não atendendo estas condições, o manuscrito será devolvido para autor com decisão de Rejeitado;
  2. Atendendo a primeira exigência, o trabalho será enviado a dois revisores Ad hoc (pares cegos), os quais avaliarão o manuscrito, determinando se será: (a)  ACEITO mediante correções ou (b) REJEITADO mediante justificativas;
  3. Se houver divergência entre decisões dos revisores, o artigo será enviado a um terceiro revisor para definir a decisão dos revisores sobre o artigo;
  4. A decisão final sobre a Rejeição ou Aceite é dada pelo editor chefe da revista tomando por base as sugestões dos revisores.

 

Observações:

  • Só serão aceitos trabalhos inscritos na plataforma da revista;
  • Não será permitido o envio de "manuscritos corrigidos" pelo e-mail da revista, sendo aceitos somente manuscritos enviados através da plataforma da revista;
  • Em caso de solicitação de informações sobre o andamento do manuscrito, o autor deverá mencionar sempre o "número do protocolo" inscrito na plataforma da revista;
  • Será automaticamente rejeitado o trabalho que for inscrito mais de uma vez na plataforma.

 

Periodicidade

A Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana tem periodicidade trimestral. 

 

Política de Acesso Livre

As obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Qualis (2013-2016)

B3 = Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Geografia; Interdisciplinar

B4 = Ciências Ambientais; Engenharias I;

B5 = Ciências Agrárias I; Educação; Geociências

C = Biodiversidade; Biotecnologia; Ensino

 

Indexadores