Open Journal Systems

AS TIRINHAS DA MAFALDA SOB A ÓTICA DE BAKHTIN

MAGDA APARECIDA LOPES

Resumo


Discute-se o gênero tirinha, sua formação e seus aspectos linguísticos e contextuais de acordo com Bakhtin (2015) e seu círculo pode ser um instrumento de entrada para a reflexão dos sujeitos a outros contextos discursivos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi motivada em investigar se a formação e os aspectos linguísticos e contextuais que compõem o gênero discursivo tirinha pode ser interpretada nas aulas de Língua Portuguesa formando leitores críticos. Para se cumprir tal proposta, seguiu-se a dinâmica da escolha de caráter qualitativo e interpretativo de um corpus composto por duas tirinhas da personagem Mafalda analisadas no Blog Tirinhas de Mafalda (<http://tirasdemafalda-blog.tumblr.com/>). O objetivo é analisar o gênero tirinha, delimitando-se em averiguar a formação de seus aspectos linguísticos e contextuais no processo ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


ensino de línguas; ensino de literaturas; formação de professores; linguistica aplicada

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49241