O USO DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Edna Marta Oliveira da Silva Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Iara Maria Bruz Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.32749

Keywords:

Internet, Webquest, Ensino de Língua inglesa, Secretariado Executivo Trilíngue

Abstract

Desde o advento da internet em nosso cotidiano, muito tem sido discutido a respeito da sua aplicabilidade como um facilitador dos processos de ensino e aprendizagem. Uma vez que é função da educação preparar o discente para o mundo globalizado em que vivemos, os professores não podem fechar os olhos à realidade ao seu redor e ignorar a influência que a internet tem em nosso cotidiano. Baseado nessa observação e no fato que a construção do conhecimento se dá na relação com o outro, pode-se perguntar se é possível pensar em uma nova metodologia que dê conta de aliar o avanço tecnológico e a convivência em  grupo. Assim, foi desenvolvida a metodologia Webquest que tem por princípio usar os recursos disponíveis na internet com trabalhos colaborativos. O objetivo deste presente trabalho é o de relatar uma experiência com o uso de tecnologia no ensino de língua inglesa tendo como base a metodologia Webquest como recurso didático e elemento facilitador para aquisição de língua. A experiência contou com a participação de alunos de um curso de graduação de Secretariado Executivo Trilíngue de uma instituição de ensino superior.

Author Biographies

Edna Marta Oliveira da Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui graduação em DESENHO INDUSTRIAL pela Universidade Federal do Paraná (1986) e graduação em LETRAS INGLÊS pela mesma instituição (2003). Como designer, trabalhou por 15 anos com projetos de design gráfico para produções de televisão, junto à RPC - Rede Paranaense de Televisão, Curitiba, PR. Atualmente, dedica-se exclusivamente ao ensino da língua inglesa, trabalhando em instituição de ensino superior na modalidade presencial. Possui experiência como tutora em curso a distância e em tradução de textos acadêmicos para as revistas científicas. Tem grande interesse pelo estudo de ambientes virtuais de aprendizagem e pela produção de material didático voltado ao ensino de língua inglesa. Também é autora de material didático para o Ensino Fundamental 2 ( 6 a 9 ano). Em 2008, concluiu sua especialização em Ensino de Língua Estrangeira Moderna, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba. Sua monografia de conclusão de curso intitula-se "A Webquest na Internet: o novo material didático" no qual desenvolveu um estudo comparativo entre a metodologia Webquest e livro didático utilizado no ensino de língua inglesa.

Iara Maria Bruz, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Paraná (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é docente do Centro de Línguas e Interculturalidade, professora de língua inglesa da Faculdade Internacional de Curitiba e docente da áre de inglês da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: material didático, interculturalidade e formação de professores.

Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim, Centro Universitário Internacional UNINTER

Possui licenciatura plena em Letras Português e Inglês pela FECILCAM (1993), especialização em Linguistica Aplicada ao ensino de LE pela FECILCAM (1997), Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Linguística Aplicada pela UNICAMP. É especialista em Formação de docentes e de orientadores acadêmicos (turores) em Educação a Distância (2012) pelo UNINTER. Tem experiência na área de Letras e atua como professora nas modalidades presencial e a distância. Temas de interesse: letramento crítico, análise crítica do discurso e TICs e mediação pedagógica na EaD. Atualmente é coordenadora e professora da área Educacional da pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário Internacional UNINTER. Também exerce a função de professor web da disciplina Comunicação e Linguagem no curso de Pedagogia das Faculdades Opet.

Published

2013-11-28

How to Cite

da Silva, E. M. O., Bruz, I. M., & Sambugaro de Mattos Brahim, A. C. (2013). O USO DA METODOLOGIA WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista X, 1(0.2013). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.32749

Issue

Section

Relatos