SEMÂNTICA COGNITIVA- AS METÁFORAS E A EDUCAÇÃO IMAGINATIVA.

Autores

  • Ana Raquel Fialho Ferreira Campos Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.32733

Palavras-chave:

Semântica cognitiva, Metáforas, Educação Imaginativa.

Resumo

A metáfora é um dos pilares de toda atividade mental, pilares que sustentam também a lógica sistemática e o questionamento racional, ela estabelece uma nova relação entre idéias heterogêneas, de um modo que acrescenta algo a, ou lança uma nova luz sobre o que se está falando (Egan, 2000). A analogia é inata, e essa figura de linguagem, essa sobreposição de conceitos tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, e segundo Kieran Egan, deve ser tratada como uma ferramenta dentro de sala de aula. O intuito deste trabalho é verificar qual o grau de importância e relevância da metáfora dentro do processo educacional, e buscar na teoria, a base para o que Egan defende em seu livro A Mente Educada (2000).

Biografia do Autor

Ana Raquel Fialho Ferreira Campos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Pos Graduação em Letras

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Publicado

2013-11-27

Como Citar

Fialho Ferreira Campos, A. R. (2013). SEMÂNTICA COGNITIVA- AS METÁFORAS E A EDUCAÇÃO IMAGINATIVA. Revista X, 1(0.2013). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2013.32733

Edição

Seção

Artigos para número atemático