ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS URBANAS EM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO: REFLEXÕES E EXPERIMENTO EM PLANALTINA-DF

Autores

  • Valdir Adilson Steinke
  • Ercília Torres Steinke
  • Carlos Hiroo Saito

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v6i0.25604

Palavras-chave:

Sensoriamento Remoto, Urbanização, Climatologia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar um dos procedimentos de extraçãodas informações de temperatura de superfície com base em imagens de satéliteda série Landsat. Para tanto foi selecionada a bacia hidrográfica do Rio Monteiro,na qual está situada a cidade de Planaltina, no Distrito Federal. Todos osprocedimentos metodológicos foram realizados em software de processamentode imagem digital. Os resultados indicaram a necessidade de avançar empesquisas nesta temática devido à dinâmica dos procedimentos e em função dacomplexidade dos elementos envolvidos.

Biografia do Autor

Valdir Adilson Steinke

Geógrafo, Dr. em Ecologia, Professor Adjunto no Depto. de Geografia e Pesquisador Associado no Laboratório de Climatologia Geográfica-LCGea da Universidade de Brasília-UnB.

Ercília Torres Steinke

Geógrafa, Dra. em Ecologia, Professora Adjunta no Depto. de Geografia e Coordenadora doLaboratório de Climatologia Geográfica-LCGea da Universidade de Brasília-UnB.

Carlos Hiroo Saito

Biólogo, Dr. em Geografia, Professor Associado no Depto. de Ecologia da Universidade de Brasília- UnB.

Downloads

Como Citar

Adilson Steinke, V., Torres Steinke, E., & Hiroo Saito, C. (2010). ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE EM ÁREAS URBANAS EM PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO: REFLEXÕES E EXPERIMENTO EM PLANALTINA-DF. Revista Brasileira De Climatologia, 6. https://doi.org/10.5380/abclima.v6i0.25604

Edição

Seção

Artigos