ANÁLISE ESPACIAL DAS TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS E SUA INFLUÊNCIA NA AGRICULTURA IRRIGADA NO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.75952Palabras clave:
agricultura irrigada, evapotranspiração, tendência climática.Resumen
Em locais onde a evapotranspiração não pode ser compensada pela precipitação, que geralmente é insuficiente, a irrigação torna-se uma prática indispensável, principalmente na agricultura irrigada, onde se busca obter a máxima produtividade das lavouras. Este trabalho, por meio do teste de Mann-Kendall, analisou espacialmente a influência das tendências climáticas sobre a disponibilidade de água para irrigação e sua influência na produtividade das lavouras de feijão e milho no estado do Ceará (1981-2015). Os resultados mostraram diminuição significativa da precipitação total e aumento significativo das temperaturas máximas e mínimas, consequentemente, aumento da evapotranspiração, na maior parte do estado, quase sempre com significância estatística, principalmente na porção central do estado. Assim, houve um aumento na demanda de água para irrigação devido à redução da precipitação, aumento da temperatura e demanda evapostranspirométrica. Com a influência das condições climáticas houve redução na área plantada e na produção de feijão e milho, porém, apesar disso, a produtividade com as culturas estudadas manteve-se satisfatória.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença