SECA EXTREMA DE 2012 NO SEMIÁRIDO BAIANO E SEUS IMPACTOS: INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS DIFUNDIDAS PELA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.75894Resumen
Este trabalho visa analisar a forma como a mídia impressa no estado da Bahia transmite informações climáticas na época da seca. Para tanto, edições de dois jornais diários, referentes ao ano de 2012, foram analisadas. Considerou-se as matérias veiculadas sobre o tema, e os aspectos conceituais relacionados à transmissão da notícia foram avaliados. Os resultados sugerem que as mídias analisadas disseminaram as informações climáticas de maneira sensacionalista, além de apresentar erros conceituais. Concluiu-se que a mídia analisada, que poderia ser o veículo por meio do qual a população pudesse desconstruir a concepção de um ambiente hostil normalmente vinculado ao semiárido, propaga informações que corroboram para manter uma visão pejorativa da região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença