ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO E VOLUME NAS SUB-BACIAS CONTRIBUINTES PARA O AÇUDE EPITÁCIO PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v25i0.62973Palabras clave:
Precipitação, Técnica dos Quantis, Açude Epitácio Pessoa, Volume, Deficiência HídricaResumen
O objetivo deste trabalho é analisar a possível relação entre a distribuição espaço-temporal da precipitação nas principais sub-bacias que abastecem o Açude Epitácio Pessoa, com o volume armazenado no reservatório. Para tanto, foram utilizados dados de precipitação mensal provenientes da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) e do DCA (Departamento de Ciências Atmosféricas) para o período de 1972 a 2016, assim como dados de volume do açude para o mesmo período, também disponibilizados pela AESA. Para a classificação dos anos de eventos de precipitação extrema foi utilizada a técnica dos quantis. Os resultados mostraram que a variação do volume do reservatório possui relação com o comportamento da precipitação. No entanto, esta relação oferece apenas uma visão parcial, tendo em vista que o volume de água armazenado no açude possui influência direta de fatores como a perda de água por evaporação, vazão afluente, vazão efluente, além de elementos indiretos que influenciam na variação destes e que não foram considerados no estudo. No entanto, foi possível identificar que o açude ultrapassou a sua capacidade máxima em um total de 16 anos, e que estes anos foram classificados, a partir da técnica dos quantis, como anos chuvosos e muito chuvosos. Estes resultados sugerem que durante a série em estudo, além dos fatores citados não considerados, as oscilações no volume do reservatório podem ser explicadas também pelo clima característico e distribuição espaço-temporal da precipitação da região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença