MODELAGEM DA ILHA DE CALOR URBANA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO REGRESSÃO GEOGRAFICAMENTE PONDERADA (GWR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76786

Palavras-chave:

Clima Urbano, Modelagem Espacial, Sazonalidade, Planejamento

Resumo

A ilha de calor urbana de superfície (ICUS) é o fenômeno urbano mais evidente das transformações provocadas pela ação humana, e, por conseguinte, das alterações climáticas em escala local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo modelar a ICUS por meio de modelos estacionários (MQO) e não estacionários (GWR) utilizando variáveis naturais e antrópicas (Altitude, Índice de Posição Topográfica - IPT, Normalized Difference Vegetation Index - NDVI, Índice da Diferença Normalizada de Água - NDWI e Índice de Urbanização - IU) da cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil. Os resultados evidenciaram que o modelo GWR explicou mais satisfatoriamente a variabilidade da ICUS que o modelo MQO, explicando 90% da variação da ICUS no verão, enquanto que o MQO explicou 79%. Os valores de AICc indicaram, também, superioridade do modelo GWR. As informações obtidas pelo modelo não estacionário poderão facilitar a implementação de medidas mitigadoras da ICUS. O modelo GWR mostrou-se ser eficiente para modelar a ICUS em cidade média, portanto, sugere-se que esse modelo seja utilizado em pequenas e grandes cidades brasileiras para que possa ser validado em cidades com diferentes características espaciais.

Biografia do Autor

Elis Dener Lima Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Graduado em Geografia, Mestre em Física Ambiental, Doutor em Ciências. Pós Doutor em Geografia física.

Emerson Galvani, Universidade de São Paulo.

Emerson Galvani concluiu o doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2001. Mestre em Agrometeorologia pela ESALQ/USP em 1995. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 87 artigos em periódicos especializados e 247 trabalhos em anais de eventos. Possui 28 capítulos de livros publicados e dois livros organizados. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Climatologia e Microclimatologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: microclima, balanço de energia, atributos climáticos, microclima de ambientes específicos. Bolsista de pesquisa e produtividade do CNPq (1D). Presidente da Associação Brasileira de Climatologia - ABCLIMA (gestão 2008 - 2010). Coordenador do programa de Pós-Graduação em Geografia Física - Universidade de São Paulo (2007 a 2011). Vice-presidente da Comissão de Pós-graduação da FFLCH/USP (2009 a 2011). Editor da Revista do Departamento de Geografia da USP a partir de março de 2011 até outubro de 2015. Membro da comissão de avaliação da CAPES na área de Geografia (triênio 2011 a 2013). Coordenador do Curso de Geografia (2015 atual). Editor Chefe da Revista Brasileira de Climatologia (outubro de 2016 atual) e Editor Associado da Revista GeoUSP (julho de 2016 atual). Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FFLCH (Junho de 2017 atual). Orientador da Tese vencedora do prêmio ANPEGE. Pai da Madalena em 09/12/2014. Representante da área de Geografia junto ao CNPq (3/7/2020 atual)

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Alves, E. D. L., & Galvani, E. (2021). MODELAGEM DA ILHA DE CALOR URBANA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO REGRESSÃO GEOGRAFICAMENTE PONDERADA (GWR). Revista Brasileira De Climatologia, 28. https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76786

Edição

Seção

Artigos