MODELAGEM DA ILHA DE CALOR URBANA DE SUPERFÍCIE UTILIZANDO REGRESSÃO GEOGRAFICAMENTE PONDERADA (GWR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76786Palavras-chave:
Clima Urbano, Modelagem Espacial, Sazonalidade, PlanejamentoResumo
A ilha de calor urbana de superfície (ICUS) é o fenômeno urbano mais evidente das transformações provocadas pela ação humana, e, por conseguinte, das alterações climáticas em escala local. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo modelar a ICUS por meio de modelos estacionários (MQO) e não estacionários (GWR) utilizando variáveis naturais e antrópicas (Altitude, Índice de Posição Topográfica - IPT, Normalized Difference Vegetation Index - NDVI, Índice da Diferença Normalizada de Água - NDWI e Índice de Urbanização - IU) da cidade de São Carlos, São Paulo, Brasil. Os resultados evidenciaram que o modelo GWR explicou mais satisfatoriamente a variabilidade da ICUS que o modelo MQO, explicando 90% da variação da ICUS no verão, enquanto que o MQO explicou 79%. Os valores de AICc indicaram, também, superioridade do modelo GWR. As informações obtidas pelo modelo não estacionário poderão facilitar a implementação de medidas mitigadoras da ICUS. O modelo GWR mostrou-se ser eficiente para modelar a ICUS em cidade média, portanto, sugere-se que esse modelo seja utilizado em pequenas e grandes cidades brasileiras para que possa ser validado em cidades com diferentes características espaciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença

