O SENSORIAMENTO REMOTO E O CLIMA URBANO: UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO CAMPO TÉRMICO DE SUPERFÍCIE, NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA – MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v27i0.76384

Palavras-chave:

Clima Urbano, Viçosa, Temperatura de superfície, Sensoriamento Remoto, Zona da Mata Mineira

Resumo

O presente trabalho tem como intuito debater sobre a utilização do sensoriamento remoto pela Climatologia Geográfica através do sensor termal TIRS 10 acoplado ao satélite Landsat 8. Uma vez que as estações meteorológicas para a escala de análise do clima urbano em cidades de pequeno porte são inexistentes ou insuficientes para uma análise ao nível de detalhamento necessário. O município de Viçosa foi escolhido devido a trabalhos anteriores a este que puderam subsidiar a análise aqui presente. O município também apresenta o relevo ondulado como característica Geomorfológica que está presente em muitas cidades da Zona da Mata Mineira. Foi utilizado o satélite Landsat 8 no período de 2014 a 2017 em condição de tempo estável. Observou-se que diante da morfologia da área de estudos a utilização do sensoriamento remoto é uma ferramenta de obtenção de dados de grande valor e importância, uma vez que pode apresentar um nível de detalhamento superior a interpoladores. Principalmente devido à morfologia da cidade que potencializa microclimas.

Biografia do Autor

Leonardo Brandão Prado, Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Licenciado em Geografia peal Universidade Federal de Viçosa-UFV. Mestrando do Programa d ePós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ.

Edson Soares Fialho, Universidade Federal de Viçosa

Professor Doutor em Geografia Física pelo programa de pós-graduação em Geografia Físicia da USP. Coordenador do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA). Pesquisas nas áreas de climatologia, clima urbano, paisagem e memória. Membro do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Viçosa e da Universidade Federal do Espírito Santo.

Larissa Galvão Fontes Santos, Universidade Federal de Viçosa

Licencianda do curso de Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (Bioclima) e Bolsista de Iniciação científica do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Prado, L. B., Fialho, E. S., & Santos, L. G. F. (2020). O SENSORIAMENTO REMOTO E O CLIMA URBANO: UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DO CAMPO TÉRMICO DE SUPERFÍCIE, NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA – MG. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/rbclima.v27i0.76384

Edição

Seção

Artigos