ANÁLISE DO CLIMA E RELEVO NA CONCENTRAÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO EM MADRID (ESPANHA) E SÃO PAULO (BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76313Palavras-chave:
Poluição do ar, climatologia, geomorfologia, material particulado, legislação ambiental.Resumo
O presente estudo pretende examinar as concentrações de material particulado (MP10) e material particulado fino (MP2,5) entre os anos de 2007 e 2018 em São Paulo e Madrid para apontar se as características geográficas, clima e relevo, exercem influência na acumulação desses poluentes. Para isso foram usadas técnicas de geoprocessamento na análise do terreno, dados climatológicos, os boletins de qualidade do ar, as leis sobre poluição atmosférica de cada cidade e as recomendações internacionais sobre o tema. O relevo e o clima das duas cidades são distintos, mas ambos favorecem a concentração de poluição. Ainda assim, nenhuma delas infringiu as legislações locais durante o período, apesar de estarem além do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença