UMA ANÁLISE SOBRE AS CHUVAS NO CEARÁ BASEADA NOS EVENTOS DE EL NIÑO, LA NIÑA E NO DIPOLO DO SERVAIN DURANTE A ESTAÇÃO CHUVOSA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.76238Resumo
Ao longo dos anos, estudos têm abordado a relação dos oceanos Pacífico (OP) e Atlântico (OA) com as chuvas no Nordeste brasileiro (NEB). No entanto, nessa região, o regime pluviométrico apresenta períodos e volumes distintos, sendo importante realizar uma análise específica para diferentes áreas, visando entender as eventuais particularidades. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi identificar como as chuvas se comportaram diante de eventos de El Niño (EN) e La Niña (LN) e diante da condição do Dipolo de Servain (DS) no AO nos trimestres Fevereiro-Março-Abril (FMA) e Março-Abril-Maio (MAM) durante a estação chuvosa no Ceará. Adicionado a isso, investigaram-se os meses Fevereiro-Março-Abril-Maio (FMAM) separadamente como forma de melhor compreender a variabilidade existente dentro da estação chuvosa. Os resultados indicaram que o fenômeno EN não acarretou na diminuição das chuvas em dois anos, 1995 e 2019, pois o fenômeno apresentou intensidade fraca nos trimestres FMA e MAM da estação chuvosa e a presença de um DS negativo no OA nesse período. Com relação aos anos de LN, verificou-se que a combinação de LN de intensidade fraca e moderada e DS negativo induzem a chuvas acima da média na estação chuvosa. Enquanto, a presença de LN de intensidade fraca e DS neutro ou positivo refletem em chuvas na média ou abaixo da média.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença