ANÁLISE DO TAMANHO DAS SEQUÊNCIAS DE DIAS CHUVOSOS VIA DISTRIBUIÇÃO GAMA GENERALIZADA DISCRETA TRUNCADA EM ZERO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.76217Palavras-chave:
tamanho das sequências de dias chuvosos, capitais do Brasil, distribuição gama generalizada discreta truncada em zeroResumo
O conhecimento dos fatores climáticos é primordial para direcionar decisões socioeconômicas de um local ou região, especialmente, a informação da precipitação pluviométrica, uma vez que ela é a fonte natural para o abastecimento dos lagos e rios. Assim, este trabalho teve como objetivo descrever o tamanho das sequências de dias chuvosos das séries históricas anuais das estações meteorológicas das capitais do Brasil, bem como avaliar o desempenho do ajuste dos dados à distribuição gama generalizada discreta truncada em zero e dos casos particulares. Sendo assim, pode-se constatar que ao longo das séries históricas avaliadas o maior número de dias chuvosos com limiar acima de 5 mm ocorreu na estação de Belém, enquanto que a maior sequência de dias consecutivos chuvosos foi de 22 dias ocorrido em Fortaleza e a menor foi de 6 dias em Campo Grande. Ressalta-se que a distribuição gama generalizada discreta truncada em zero foi eficiente para ajustar todas as séries históricas das capitais do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença