A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NA CONCENTRAÇÃO DO GÁS RADÔNIO NA ATMOSFERA BAIXA EM DUAS ÁREAS COM FITOFISIONOMIAS DISTINTAS NO PLANALTO DA BORBOREMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.74534

Palavras-chave:

Variáveis micrometeorológicas, Radioatividade natural, Monitoramento, Regressão linear múltipla, Nordeste Brasileiro

Resumo

O Radônio (222Rn) é um gás radioativo, incolor e inodoro, sendo o mais pesado de todos os gases nobres de origem natural. As rochas e os solos com altas concentrações de Urânio e Tório são as suas principais fontes. No Brasil, a maior parte das pesquisas a respeito desse gás está relacionada com estudos geológicos. Porém, os estudos são escassos na busca por esclarecer aspectos ainda pouco estudados, relacionados de forma geral à sua interação com outros fatores ambientais, como as variáveis meteorológicas. O objetivo deste trabalho é avaliar se variáveis micrometeorológicas podem explicar e/ou influenciar as concentrações de 222Rn medidas em áreas de Arbustos Xerófitos (Caatinga) e de Floresta Tropical de Altitude, respectivamente nos municípios de Cuité e de Bananeiras, na Paraíba. A metodologia envolveu pesquisas bibliográficas, medições em campo e aplicação de modelos de regressão linear múltipla. O modelo foi aplicado nos dados das áreas de forma independente e com os dados agrupados, nos quais se obteve os melhores resultados de significância global. Concluiu-se que os parâmetros micrometeorológicos que mais possuem significância individual e que parecem mais influenciar os níveis do 222Rn são a velocidade do vento (relação negativa) e a radiação solar (relação positiva).

 

Biografia do Autor

Bruno César Dias de Albuquerque, Instituto Federal do Piauí/IFPI

É Gestor Ambiental e Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui experiência em projetos de pesquisa nas áreas de tratamento de águas residuárias, e sistemas de informações geográficas (SIG), bem como no licenciamento ambiental de postos revendedores de combustíveis. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), atua principalmente nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II.

Raquel Franco de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (Brasil - 1984), mestrado em Engenharia de Minas - Universidade de Akita (Japão - 1993) e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais - Universidade de Tohoku (Japão - 1999). É docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 1999 e professora Titular da mesma instituição desde 2015. Coordenou, entre 2008 e 2010, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da UFRN, nível mestrado. Participou ativamente da implantação e foi a primeira coordenadora, na UFRN, do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, associação em rede de sete IES do nordeste (UFC, UFRN, UFPI, UFS, UFPE, UFPB e UESC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, Geologia Médica, Caracterização e Tratamento de Minérios atuando principalmente nos seguintes temas: Geoquímica Ambiental, Geologia Médica, Geoquímica Analítica, Caracterização do Minério e Físico-química de Interfaces. Orientou 21 e co-orientou 6 dissertações de mestrado. Orientou 6 e co-orientou 2 teses de doutorado. Atualmente supervisiona 3 doutorandos, 5 mestrandos e 2 alunos de iniciação científica. Graduated in Geology-Federal University of Amazonas (Brazil-1984), Master in Mining Engineering-Akita University (Japan-1993) and PhD in Natural Resources Engineering-Tohoku University (Japan-1999). She has been Professor at the Federal University of Rio Grande do Norte since 1999 and a full Professor of the same institution since 2015. Coordinated, between 2008 and 2010, the Post-graduate Program in Development and Environment-PRODEMA of UFRN, Master's degree. She participated actively in the implementation and was the first coordinator, at UFRN, of the PhD in Development and Environment, a network association of seven Universities from Northeastern Brazil (UFC, UFRN, UFPI, UFS, UFPE, UFPB and UESC). Has experience in the field of geosciences, with emphasis on environmental geology, medical geology, characterization and treatment of ores, acting mainly on the following topics: environmental geochemistry, medical geology, analytical geochemistry, ore characterization, ore dressing and physicochemistry of Interfaces. Advised 21 and co-advised 6 master's dissertations. Advised 6 and co-advised 2 doctoral theses. Currently supervises 3 doctoral, 5 master and 2 undergraduate students.

Dayane da Silva Rodrigues de Souza, Instituto Federal do Piauí/IFPI

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância, pela Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE, especialista em em Cidadania e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, graduada em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2012), atualmente atua como docente do Instituto Federal de Educação do Piauí, no eixo de gestão e negócios.

Vanessa de Almeida Dantas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE

Possui Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e Doutorado em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Unidade Eusébio (INPE/Eusébio). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Química da Atmosfera, Modelagem Atmosférica, Micrometeorologia e Climatologia, Infiltração de água no solo. 

Reinaldo Antônio Petta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Professor Titular do DG/UFRN onde trabalha desde 1978, coordena desde 1995 o LAGEOMA - Laboratório de Geomática e Ciências Ambientais da UFRN. Possui Graduação em Geologia pela UNESP (1973), Mestrado pela UFBA (1979), Doutorado na UNESP (1995) com 3 anos sandwich no UCL (Univ. Católica de Louvai- Bélgica). Pós-Doutorado em Geoprocessamento na Univ. da Califórnia (UCSB - 2011) e Pós-Doutorado no INPE (2004). Juntamente com outros pesquisadores da UFRN atualmente atua no desenvolvimento de softwares para Gestão de Startups e Gestão de Prefeituras, e trabalha no desenvolvimento de softwares para Gestão de Empresas Universitárias ( SIGAA UFRN) e da Área de Saúde (SIG Gestão Digital) com apoio da FINEP e CNPq. Foi coordenador e elaborou os Planos Diretores de Mossoró e Macaíba (RN), e trabalhou nos planos Diretores de Parnamirim, Ceará-Mirim e Alto do Rodrigues (todos no RN) estruturando suas bases de acordo com a normatização do Ministério das Cidades. Usando Sistemas de Informação Georeferenciadas (SIG) trabalhou na elaboração de seus cadastros multifinalitários e gestão ações de planejamento, ordenação territorial, educação, controle de endemias, lixo etc.. Estuda aplicações do Geoprocessamento nas áreas de Degradação Ambiental e Desertificação no semiárido do NE (tema de um Pós-Doc realizado no EUA e outro no INPE), incluindo-se aqui o estudo do fenômeno El Nino em parceria com a Univ. de Gottinguen e UFCG (Paraíba). Possui experiência internacional, participando em projetos de pesquisa nas áreas do Geoprocessamento, Geologia Ambiental, Geologia Médica e Geoquímica, sendo Professor Convidado no Inst. de Geologia e Mineralogia da Friedrich-Alexander Universitat (Erlangen-Alemanha) de 1984 a 1990, no Inst. de Geologie-Université Catholique de Louvain (Bélgica) de 1991 a 1994, no Institut für Mineralogie und Lagerstättenlehre RWTH (Aachen-Alemanha) de 2000 a 2010 e na Faculty for Geosciences Georg-August-Universität (Gottingen-Alemanha) de 2004 a 2007. Desde 2006 é pesquisador convidado das Universidades Eduardo Mondale-Maputo) e Univ.Católica de Moçambique-Beira (África) com atividades em 2006, 2008 e 2009 com pesquisas sobre a Qualidade da Água e Doenças de Meio Hídrico (Cólera). Desenvolve também pesquisas na área da Geologia Médica e de Saúde Pública, sobre a contaminação de aquíferos, qualidade da água e suas relações com doenças e endemias urbanas e sobre o controle de endemias como a Dengue, Tuberculose e Hanseníase (Rede CT-Saúde - CNPq). Em projetos de ?Redes de Pesquisa Nacionais?, coordenou uma das Sub-Redes de Petróleo e Gás ? Rede Marisco (FINEP/CTPetro). Desde 2005 coordena projetos de pesquisa (Finep e CNPq) na área de Radioatividade Natural (Radônio) e as relações com os aspectos radiológicos ocupacionais, em parceria com instituições do Nordeste (Centro Regional de Ciências Nucleares-PE) e instituições nacionais (CNEN e IRD).

Downloads

Publicado

2022-01-24

Como Citar

Albuquerque, B. C. D. de, Souza, R. F. de, Souza, D. da S. R. de, Dantas, V. de A., & Petta, R. A. (2022). A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS NA CONCENTRAÇÃO DO GÁS RADÔNIO NA ATMOSFERA BAIXA EM DUAS ÁREAS COM FITOFISIONOMIAS DISTINTAS NO PLANALTO DA BORBOREMA. Revista Brasileira De Climatologia, 29. https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.74534

Edição

Seção

Artigos