VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DA MICRORREGIÃO DE ITAPORANGA NO ESTADO DA PARAÍBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.74462

Palavras-chave:

Precipitação, Índice de Anomalia de Chuva, Períodos secos e Períodos chuvosos

Resumo

O semiárido brasileiro destaca-se pelo seu clima quente e seco e cujos índices de precipitação são muito restritos a poucos meses do ano. Localizada nessa região, a cidade de Itaporanga, no estado da Paraíba foi objeto do presente estudo para verificar a variabilidade pluviométrica da microrregião, através da análise espaço-temporal mensal e anual da precipitação, identificando-se os períodos secos e chuvosos da área em analise através do Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Foram utilizados 12 postos pluviométricos distribuídos nos municípios da microrregião de Itaporanga que correspondem ao período de 1994 e 2017 fornecidos pela AESA. Observa-se através do estudo, que a microrregião de Itaporanga apresenta períodos pluviométricos distintos, um período chuvoso ocorrendo entre os meses de janeiro a maio, sendo o mês de março o mais representativo, no qual atinge precipitação média de 201 mm, e outro período seco, que ocorre entre os meses de junho a dezembro, sendo setembro o mês mais seco, com média de 1,8 mm de precipitação. Os resultados indicam uma eficiência no uso do índice IAC evidenciando as anomalias de precipitação para a região em estudo, demonstrando ser uma metodologia eficiente para monitoramento ambiental dos períodos extremos de precipitação através da série histórica analisada.

Biografia do Autor

Maxsuel Bezerra do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba (2019); Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba; Integrante atuante do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Ambientais (GPTecA); Fui estagiário do LAGeo ( Laboratório de Analises Geoambientais ) na UFPB Campus IV de 2016 a 2019 , onde trabalhei nas linhas de pesquisa de Variabilidade climática e Pegada Hídrica; Fui Professor do Ensino fundamental ll ministrando as disciplinas de Geografia e Empreendedorismo e Etica no ano de 2019. Vasta experiência na área da climatologia, trabalhando aspectos como Variabilidade climatologica de Municipios, Microrregião, Messoregião, Bacia e Sub-Bacias hidrograficas. Experiencia na área da Educação Ambiental, e em desenvolvimento de banco de dados (planilhas eletronicas), além de facilidade em Softwares de Interpolação de dados como Surfer 8.0.

Linaldo Freire Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci

José Ludemario da Silva Medeiros, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/CCTA, campus Pombal - PB, e atualmente é mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Foi Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq, monitor bolsista de Desenho Técnico e Estatística Experimental. Tem experiência na área de recuperação de áreas degradas e avaliação de impactos ambientais. 

Lincoln Eloi de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente é professor associado I da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV/Rio Tinto, Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA), Curso de Ecologia e Pró-reitor Adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC). Possui graduação em Meteorologia (2004) e em geografia (2011), mestrado em Meteorologia (2006) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrometeorologia e Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Índices climáticos; Climatologia; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Degradação e Impactos Ambientais; Diagnósticos Ambientais em Bacias Hidrográficas, Clima Urbano e Pegada Hídrica. 

Laércio Leal dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Possui Doutorado em Engenharia Civil na área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2012), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2008) e Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG,2004). Atualmente é professor efetivo Doutor C do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental UEPB. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, Hidrologia e Águas Subterrâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: erosão, escoamento superficial, modelos, modelagem, hidraulica de poços, tratamento de água e bacias-hidrograficas.

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Nascimento, M. B. do, Silva, L. F., Medeiros, J. L. da S., Araújo, L. E. de, & Santos, L. L. dos. (2021). VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA DA MICRORREGIÃO DE ITAPORANGA NO ESTADO DA PARAÍBA. Revista Brasileira De Climatologia, 28. https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.74462

Edição

Seção

Artigos