ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA (IAC) APLICADO AO ESTUDO DAS PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARIDADE, CEARÁ, BRASIL.

Autores

  • Francillene Fernandes Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI, Brasil.
  • Juliana Moreira dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74274

Palavras-chave:

Pluviometria, Geoestatística, Índice de Anomalia de Chuva, ENOS.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal a análise de dados pluviométricos para o município de Caridade, CE, Brasil. Os dados utilizados no estudo foram disponibilizados pelo Portal HidroWeb (ANA), de forma que as informações existentes determinaram a escolha da série histórica trabalhada, 31 anos (1988 a 2018). A correção e preenchimento dos dados se deram por meio da utilização de dados da estação de Pentecoste (série completa) e aplicação da Regressão Linear Simples para inferir as variáveis de chuva faltosas na área de estudo. Em seguida foram aplicados métodos estatísticos sob os valores de precipitação anual da série histórica, para obtenção da distribuição temporal e volumes de chuva no município de Caridade. Dos resultados obtidos, destaca-se o Índice de Anomalia de Chuva (IAC), o qual possibilitou a identificação de anos com tendências a secos ou chuvosos, quando comparados à média histórica analisada. Observou-se ainda a influência do El Niño Oscilação Sul (ENOS) na pluviometria anual e a variação dos níveis dos principais reservatórios hídricos da área a partir da dinâmica das chuvas, para o recorte temporal de 2010 a 2018.

Biografia do Autor

Francillene Fernandes Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE - ProPGeo; graduanda em licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Ceará - UFC e cursa especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e aos Recursos Hídricos pela UECE. 

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, IFPI, Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015); Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2019); Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2020). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, em regime de Dedicação Exclusiva. É parecerista ad hoc de 15 periódicos científicos, com foco na área de Geografia. Faz parte do Grupo de Estudos em Geografia Física (UFPI), Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (IFPI), Grupo de Pesquisa em geodiversidade, patrimônio geomorfológico e geoconservação (UFPI) e Grupo de Pesquisa Semiárido Brasileiro e o Contexto Geoambiental (UECE). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis (Portaria MEC/INEP nº 1.064, de 14 de dezembro de 2018). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/IFPI (Portaria IFPI n° 42, de 07 de janeiro de 2020). Tem experiência em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e Mapeamento Ambiental, Bacias Hidrográficas, Desastres Naturais (Secas e Inundações), Desertificação, Geodiversidade, Geoconservação, Geoturismo, Geoprocessamento, Vulnerabilidade Socioespacial, Unidades de Conservação.

Juliana Moreira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Bacharel em Geografia (2016) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente cursando licenciatura em Geografia na Universidade Federal do Ceará - UFC e mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia - ProPGeo/UECE. Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental e Recursos Hídricos pela UECE em andamento.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Silva, F. F., dos Santos, F. de A., & dos Santos, J. M. (2020). ÍNDICE DE ANOMALIA DE CHUVA (IAC) APLICADO AO ESTUDO DAS PRECIPITAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CARIDADE, CEARÁ, BRASIL. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74274

Edição

Seção

Artigos