AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIA NAS ONDAS DE CALOR REGISTRADAS EM MANAUS/AM, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.73931

Palavras-chave:

Amazônia, Eventos climáticos extremos, Estatística não paramétrica.

Resumo

As Ondas de Calor (OC) são caracterizadas como um período prologado de calor excessivo, trata-se de evento climático extremo que representa elevados riscos aos diversos segmentos da sociedade. Este trabalho teve como objetivo avaliar tendências nas características das OC registradas em Manaus/AM. Foram utilizados dados diários de temperatura máxima do ar para o período de 1970 a 2019, obtidos a partir da estação meteorológica convencional situada na região metropolitana do município. A identificação das OC foi realizada a partir dos índices CTX90pct e GDE, e os testes de Mann-Kendall (MK), teste de Pettitt (TP), e Estimador de Tendência de Sen (ETS) foram empregados para avaliar as possíveis tendências. Os resultados apontam que as quatro características das OC apresentaram aumento com significância estatística a 1%, com os maiores valores observados na análise anual. O TP indica que esse aumento teve início entre 1996 e 2002, com o ETS apontando diferença na magnitude tanto entre as características quanto entre as estações do ano. Constatou-se um aumento progressivo nas ondas de calor registradas em Manaus, o que ressalta a importância da implementação de políticas públicas que busquem reduzir os impactos deste aumento na população.

Biografia do Autor

Tiago Bentes Mandú, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE). Graduado em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Oeste do Pará, onde desenvolvi pesquisas voltadas à caracterização climática das ondas de calor registradas nas capitais da região Norte do Brasil. Possuo conhecimento na área da geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nas áreas de eventos climáticos extremos, ondas de calor, biometeorologia humana, conforto térmico humano, modelagem estocastica, e climatologia da Amazônia. Contato: tiago.mandu@inpe.br

Ana Carla Dos Santos Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Gabriel Brito Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo, professor do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Theomar Trindade de Araujo Tiburtino Neves, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, professor do curso de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Downloads

Publicado

2020-08-17

Como Citar

Mandú, T. B., Gomes, A. C. D. S., Costa, G. B., & Neves, T. T. de A. T. (2020). AVALIAÇÃO DE TENDÊNCIA NAS ONDAS DE CALOR REGISTRADAS EM MANAUS/AM, BRASIL. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.73931

Edição

Seção

Artigos