IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE A VARIABILIDADE DO ALBEDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABUÇU (IBIÚNA - SP)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.72761Palavras-chave:
Albedo da superfície, subtração entre imagens de albedo, Bacia Hidrográfica do Rio SorocabuçuResumo
O comportamento energético da superfície terrestre é determinado pelo albedo dos seus variados constituintes naturais e artificiais, modulando os processos de absorção e reflexão da radiação solar. O presente trabalho analisa o impacto das alterações no uso e cobertura da terra sobre a variabilidade espacial, temporal e estatística do albedo na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocabuçu (Ibiúna - SP). Utilizou-se o aplicativo ArcGIS Desktop 10.6 tanto na classificação das categorias de uso e cobertura, quanto no mapeamento do albedo, adotando como insumo imagens dos satélites Landsat 5 e 8, registradas nos anos de 2008 e 2018. A análise espaço-temporal dos resultados indicou que a retração da cobertura vegetal, derivada da ampliação das pastagens e áreas urbanas, implicou na expansão dos espaços representados pelos pixels de albedo mais elevado. A análise estatística evidenciou o consequente incremento no valor médio, máximo, na amplitude e no coeficiente de variação da imagem de albedo em 2018, além do aumento na dispersão e assimetria do seu histograma. A subtração entre imagens de albedo de diferentes datas demonstrou não apenas a variação espaço-temporal das mudanças no uso e cobertura da terra, mas, também, o sentido e a intensidade das alterações no comportamento energético da superfície. A tendência à progressão do desmatamento implicará em danos ao rico patrimônio ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocabuçu, com prejuízos aos recursos hídricos, à biodiversidade e ao equilíbrio climático local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença