PERCEPÇÕES CLIMÁTICAS E O COTIDIANO DO HOMEM DO CAMPO NA MICRORREGIÃO AGRESTE DE ITABAIANA/SE

Autores

  • Thiago Lima Santana Duarte Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.72732

Palavras-chave:

clima, percepção, produtividade.

Resumo

Este artigo busca esclarecer a relação existente entre clima e agricultura, com enfoque na percepção do camponês através das observações do comportamento dos atributos atmosféricos dispostos na microrregião do Agreste de Itabaiana, em Sergipe (Brasil). Para alcançar os resultados da pesquisa foram realizadas leitura bibliográfica, além da aplicação de questionário com quesitos objetivos e subjetivos a 60 camponeses. Com a pesquisa, constatou-se que o homem do campo se apropria do conhecimento do senso comum sobre as condições de tempo e do clima, aplicando-o no manejo com a lavoura, em substituição ao conhecimento científico-tecnológico; essa prática permite atingir produtividade nas plantações permanentes e temporárias.

Biografia do Autor

Thiago Lima Santana Duarte, Universidade Federal de Sergipe

Professor de Geografia (SEDUC/SE) e Educador Ambiental. Mestrando em Geografia (PPGEO) pela Universidade Federal de Sergipe, Brasil.

Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora do Departamento de Geografia (DGE) e do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Duarte, T. L. S., & Pinto, J. E. S. de S. (2020). PERCEPÇÕES CLIMÁTICAS E O COTIDIANO DO HOMEM DO CAMPO NA MICRORREGIÃO AGRESTE DE ITABAIANA/SE. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.72732

Edição

Seção

Artigos