EVENTOS DE CHUVA INTENSA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRATINI: RELAÇÃO COM ENOS E ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.72705Palavras-chave:
El Niño, Baixa do Noroeste Argentino, Jato de Baixos Níveis, Advecção de vorticidadeResumo
O estudo sinótico e climatológico de eventos extremos torna-se importante devido ao impacto que estes podem ocasionar frente à sociedade. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar eventos de precipitação intensa (percentil 99 da série histórica de acumulados diários) na bacia hidrográfica do rio Piratini (BHRP), no sul do Rio Grande do Sul, entre 1981 e 2016, no tocante à relação com o fenômeno ENOS (El Niño – Oscilação Sul), além de um estudo sinótico de um evento de enchente que ocorreu entre os dias 14 a 16 de fevereiro de 1983 atingindo as cidades de Pedro Osório e Cerrito. Os resultados mostraram que durante o período as cinco estações da bacia apresentaram entre 90 e 150 casos, e mostraram uma correlação positiva, porém não significativa, entre os eventos de chuva intensa e o fenômeno El Niño. A análise do estudo de caso empregou a reanálise do ERA5, e mostrou que o evento ocorreu devido à forçantes dinâmicas, como a presença de um cavado em altos níveis, e térmicas, como o escoamento de norte em baixos níveis, que acarretaram em uma ciclogênese extratropical próxima a costa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença