CICLO DIURNO E DINÂMICA DOS VENTOS EM BAIXOS NÍVEIS SOBRE O ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.71564Palavras-chave:
Modelagem atmosférica. Brisa. Sea Breeze Front.Resumo
Os padrões de Ventos de Baixos Níveis (VBN) no Litoral do Estado do Ceará (LC), costa Nordeste do Brasil (NEB), são modulados, ao longo de todo o ano, pela alternância diária entre brisa terrestre e marítima. Neste trabalho o ciclo diurno dos VBN é estudado utilizando observações e modelagem, com destaque para a evolução da Sea Breeze Front (SBF). Serão utilizados dados de intensidade e direção dos ventos de Plataformas de Coleta de Dados (PCD), imagens de satélite e dados de radiação de ondas curtas e longas inferidos por satélite e modelagem regional de mesoescala utilizando o Weather Research and Forecasting Model (WRF). Por volta das 6h local (LST, UTC-3) a componente offshore do vento é mais intensa. Por volta das 12 LST, o gradiente térmico continente-oceano está bastante desenvolvido, a SBF se encontra no continente, nas vizinhanças da costa e avança para o interior do continente até o anoitecer, onde a costa tem um formato côncavo. Região preponderante na formação e avanço da SBF. O ciclo diurno dos ventos, o avanço da SBF e sua intercepção com a costa nas concavidades são bem reproduzidos pelo WRF, o que sugere que a modelagem possa ser uma ferramenta útil no estudo da estrutura vertical da dinâmica das brisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença