O FATOR DE VISÃO DO CÉU E AS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS LOCAIS DO RECIFE – PE/ BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v28i0.71518Resumo
O presente estudo se propôs a discutir os valores de FVC e sua relação com o clima na malha urbana do Recife a partir da utilização de dois métodos de estimativa: processamento de fotografias hemisféricas e processamento digital de imagem. Foram utilizados de dados de temperatura e umidade obtidos em três pontos específicos do Recife de modo a registrar a respostas destas variáveis à diferentes tipos de cobertura de superfície. Correspondentes aos locais de obtenção de dados de temperatura e umidade, foram registradas fotografias hemisféricas em três pontos da cidade e calculado o FVC destes correspondentes às fotografias a partir do software RayMan. A obtenção do FVC a partir do processamento digital de imagem foi feito sobre o Modelo Digital de Superfície do Recife, com resolução de 2m, no Sistema de Informação Geográfica GRASS. A discussão dos resultados teve como base a relação entre os dados climáticos, os valores de FVC e o processo de verticalização do Recife. Os valores de FVC indicaram maior adensamento urbano na costa litorânea seguido pelos bairros da margem norte do Rio Capibaribe, os valores de temperatura na margem norte do Capibaribe foram mais elevados durante o período diurno e, para Boa Viagem, no período noturno. O método de estimativa de FVC por fotografias hemisféricas apresentou valores mais conservadores em comparação ao processamento digital de imagem, respeitando as devidas escalas, o processamento digital de imagens é capaz de cobrir todo o espaço construído da cidade e fornece um panorama dos valores espacializados enquanto a fotografia hemisférica complementa este panorama, com uma informação pontual em escala mais detalhada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença