INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DO AR, UMIDADE RELATIVA DO AR E PRECIPITAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA NO NORTE DO PANTANAL MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbclima.v29i0.70878Palavras-chave:
Bioma, clima, sazonalResumo
A produção e decomposição de serrapilheira representa a maior parte dos nutrientes reaproveitados em florestas tropicais, propiciando energia suficiente para a manutenção do funcionamento e equilíbrio deste bioma. Entretanto, mudanças sazonais, queimadas, desmatamentos, poluição, dentre outros fatores, podem alterar a sua dinâmica, comprometendo a harmonia de todo o ecossistema. Assim, o objetivo foi analisar a influência das variáveis micrometeorológicas sobre a produção de serrapilheira. Para tal, foi escolhida uma área com predominância de Vochysia divergens Pohl no norte do Pantanal de Mato Grosso, posicionando 20 coletores para a coleta mensal de serrapilheira, distribuídos em cinco transectos. E, a uma distância de aproximadamente 2 km ao sul da área de estudo, foi instalado um sensor de modelo WXT-520/Vaissala Inc., fixado a 2 m de altura do solo em uma torre metálica, para a coleta de temperatura do ar, umidade relativa do ar e precipitação acumulada, com o armazenamento dos dados em um datalogger de modelo CR-1000/Campbell Scientific. Foi observado sazonalidade na produção de serrapilheira, com maior valor registrado no período de seca, correspondente a 474,2 g m-2, sendo que a maior influência na produção foi exercida pela temperatura do ar e pela precipitação acumulada. Conclui-se que o estudo em questão é relevante, pois as informações obtidas caracterizam o desempenho de condições particulares espaço-temporais do Pantanal mato-grossense. Ademais, ao associar a produção de serapilheira à sazonalidade e às variáveis micrometeorológicas, medidas podem ser tomadas, principalmente quanto a proteção deste bioma, como por exemplo a prevenção de incêndios naturais ou antrópicos na estação de seca, que registrou a maior produção de serapilheira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença