EVENTOS INTENSOS DE EL NIÑO E A SUA INFLUÊNCIA NAS CHUVAS DA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO/RJ
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.70854Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o padrão da distribuição espaço-temporal das chuvas na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro (ZOCRJ) nos eventos intensos de El Niños dos últimos 20 anos. Os dados pluviométricos foram obtidos do Alerta Rio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (CRJ) no período de 1997-2016, sendo selecionadas 14 estações da ZOCRJ. Os episódios de El Niños foram escolhidos conforme o início da série do Alerta Rio e da intensidade do fenômeno. Os episódios selecionados foram 1997/98, 2002/03, 2009/10 e 2015/16. As estatísticas aplicadas consistem na descritiva (histograma), exploratória (boxplot), paramétrica e multivariada (análise de agrupamento - AA). A técnica AA identificou três grupos homogêneos de chuva (G1, G2 e G3). Os grupos foram formados devidos à influência dos sistemas meteorológicos e às características locais e da fisiografia. O teste de Pettit identificou os meses de setembro/outubro (1997) e agosto (2002) com mudança significativa da chuva, as exceções foram os ciclos 2009/10 e 2015/16. O ciclo 2009/10 foi o mais chuvoso em contraste ao ciclo 2015/16, mais seco. A influência do El Niño não alterou na sazonalidade das chuvas, mantendo-se os mais chuvosos ciclos na primavera-verão e os mais secos no inverno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença