BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO PARA ITAJUBÁ-MG: CENÁRIO ATUAL E PROJEÇÕES CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.70387Palavras-chave:
disponibilidade hídrica, evapotranspiração, climatologia, mudanças climáticasResumo
Projeções climáticas ao longo do século XXI têm indicado aumento da temperatura do ar, e irregularidades na precipitação no Estado de Minas Gerais (MG), os quais afetarão a evapotranspiração e, consequentemente, o balanço hídrico. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi verificar o impacto das mudanças climáticas no balanço hídrico climatológico (BHC) no município de Itajubá no período de 2021 a 2099 considerando o cenário de emissão Representative Concentration Pathway (RCP) 8.5 do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). Neste estudo, foram utilizadas projeções do modelo climático regional RegCM4 dirigido pelas saídas do modelo global HadGEM2-ES. O BHC foi calculado para o clima presente (1979 – 2005), futuro próximo (2021 – 2049) e futuro distante (2071 – 2099), considerando o método de Thornthwaite e Mather simplificado, em que considera como dado de entrada a climatologia mensal da temperatura média do ar e da precipitação. Projeta-se, no final do século XXI, um aumento de aproximadamente 5ºC na temperatura média do ar para Itajubá, além de um padrão heterogêneo de precipitação, com projeções de aumento nos meses de primavera e verão e redução nos meses de outono e inverno. Para o BHC é projetado aumento gradual na evapotranspiração real, chegando a 86 mm mês-1 nos meses de verão, e alteração na deficiência (DEF) e excedente hídrico (EXC). De maneira geral, é projetado um aumento da DEF e EXC nos meses de outono, inverno e verão, respectivamente. Tais alterações podem acarretar prejuízos para os principais cultivos de Itajubá, como o milho, a batata, o feijão e o café.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença