EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A DISPERSÃO DE POLUENTES E FORMAÇÃO DE ILHA DE CALOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.69398

Palavras-chave:

Concentração de O3 e CO, Ilha de Calor, Dispersão de Poluentes

Resumo

Grandes centros urbanos sofrem com a poluição do ar, devido a emissão veicular e industrial. E o uso de modelos de qualidade do ar é uma poderosa ferramenta no combate a poluição do ar e em particular em grandes centros urbanos, mas muitos destes modelos apresentam limitações na descrição das áreas urbanas. O presente trabalho tem como objetivo incluir o impacto da parametrização urbana na formação do ozônio e dispersão de poluentes, estimando o efeito para a inclusão de uma cidade hipotética de 40km de comprimento, tendo construções com altura média de 30m e outra cidade hipotética de 20km de comprimento e 50m de altura média das construções. Para a concentração de CO, dentro da cidade a altura das construções é o fator mais importante, já fora da cidade o fator mais importante seria a extensão da cidade.

Biografia do Autor

Rosiberto Salustiano Silva Junior, Instituto de Ciências Atmosféricas Universidade Federal de Alagoas

Professor Nível Associado da Universidade Federal de Alagoas, com os títulos de Bacharel e Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001 e 2003) e Doutor em Meteorologia pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em climatologia, modelos atmosféricos, poluição atmosférica, sinótica e energias renováveis.

Downloads

Publicado

2020-07-10

Como Citar

Silva Junior, R. S., Martilli, A., & Silva, E. H. de L. (2020). EFEITO DA URBANIZAÇÃO SOBRE A DISPERSÃO DE POLUENTES E FORMAÇÃO DE ILHA DE CALOR. Revista Brasileira De Climatologia, 27. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.69398

Edição

Seção

Artigos