CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE THORNTHWAITE NO CONTEXTO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DA SERRA DE BATURITÉ E SEU ENTORNO.

Autores

  • José Augusto da Silva Neto Universidade Federal do Ceará
  • Marta Celina Linhares Sales Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.69110

Palavras-chave:

Balanço hídrico, Enclaves úmidos, Climatologia geográfica, Clima semiárido

Resumo


A presente pesquisa pretende verificar a aplicabilidade do modelo de classificação climática proposto por Thornthwaite para a dinâmica hidroclimática do domínio semiárido do Nordeste brasileiro, usando como recorte espacial o enclave úmido conhecido como Serra de Baturité. Para a realização da classificação climática foram utilizadas as médias mensais de temperatura e pluviometria dos postos pluviométricos de Baturité, Caridade, Mulungu e Guaramiranga, no período de 1989-2018. Os resultados possibilitaram verificar a ocorrência de climas semiáridos (D) para Baturité e Caridade, sub-úmido úmido (C2) para Mulungu e úmido (B3) para Guaramiranga. Dessa forma, as variações climáticas ocasionadas pelas diferentes condições fisiográficas que se processam em função da presença da Serra de Baturité foram comprovadas de forma sistemática. No entanto, mediante a uma análise mais apurada dos resultados obtidos, foi necessária a realização de uma proposta de reorganização dos intervalos destinados à classificação dos climas secos por meio de uma subdivisão do clima semiárido (D) em três níveis de semiaridez e da adição de novos subtipos climáticos destinados a representar as variações de umidade que ocorrem no Outono e na Primavera. Ao aplicar as modificações propostas, as novas classificações proporcionaram uma leitura que melhor sintetizou a realidade climática e evidenciou de forma mais detalhada as especificidades do clima de cada ponto analisado.

Biografia do Autor

José Augusto da Silva Neto, Universidade Federal do Ceará

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2017). É membro do Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos (LCGRH - UFC) desde 2015, no qual desenvolve atividades na área de Geografia Física, com ênfase em Hidrogeografia, Climatologia e Geoprocessamento. Atualmente cursa Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Marta Celina Linhares Sales, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1985), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará. É professora permanente do PRODEMA/UFC e do Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFC. Coordena o Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos-LCGRH. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, desertificação, climatologia regional e urbana.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Silva Neto, J. A. da, & Sales, M. C. L. (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICABILIDADE DA CLASSIFICAÇÃO CLIMÁTICA DE THORNTHWAITE NO CONTEXTO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO DA SERRA DE BATURITÉ E SEU ENTORNO. Revista Brasileira De Climatologia, 26. https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.69110

Edição

Seção

Artigos